Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 1 de setembro de 2012

O que faz uma Copa do Mundo

         Certamente, nenhum brasileiro esperava que a realização da Copa do Mundo no País pudesse provocar tantas mudanças e gerar tantas coisas novas. Acho que esse é o lado mais importante do evento, muito mais significativo do que o próprio futebol. A Copa 2014 vai nos deixar legados de incalculável valor . Por todo o lado, implantações estão ocorrendo em nome da Copa do Mundo.
        Aqui vemos, por exemplo, algo que só está ocorrendo porque a Copa será disputada no Brasil.  O 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul teve que construir um Centro de Treinamento de Policiamento, porque será necessário que 200 policiais montados estejam a disposição na Copa, só em Porto Alegre. E até agora só existiam 40 soldados no trabalho.


       O Centro de Treinamento (foto)será inaugurado segunda-feira, com a apresentação de 22 cavalos que chegaram no começo do ano, foram adestrados e já estão aptos para o trabalho. São precisos seis meses de adestramento para que um cavalo possa ir para as ruas. Agora em setembro, 90 soldados começam a ser preparados para trabalhar no policiamento, a partir de abril de 2013.
       O instinto do cavalo é de fugir de quem se aproxima dele. Por isto, ele precisa confiar no cavaleiro. Cada um dos cavaleiros da Brigada Militar é vinculado a um único cavalo, vindo aos três anos do criadouro da coorporação, que fica na cidade de Santa Maria. São animais de porte avantajado, inteligentes e dóceis.
       Com esse centro que está sendo inaugurado segunda-feira, a Brigada Militar do RGS estará pronta para treinar também polícias montadas de outros Estados, por meio de convênio com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
        São coisas que só a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 trarão para os brasileiros. É o lado bom do acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário