Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Capital dos Gaúchos faz 240 anos

           "Deu pra mim / Baixo Astral / Vou pra Porto Alegre / Tchau" - é o que dizem os versos dos meus conterrâneos de Pelotas, Kleyton e Kledir. Eles têm razão: Porto Alegre levanta o astral de qualquer um.
           Pois a Capital de Todos os Gaúchos está completando 240 anos hoje, em meio a muitas comemorações. Quem mora em "POA" tem mesmo muito pra comemorar.  Até o Vanderlei Luxemburgo  descobriu isso, ele que está feliz da vida por lá. Bem, quando ele perder um Grenal, essa felicidade vai diminuir, é claro.
           Casais açorianos chegaram em meados do século XVIII. Imigrantes alemães e  italianos vieram a partir do século XIX e em seguida espanhois, africanos, poloneses e libaneses. Hoje, Porto Alegre tem mais de 1,4 milhão de habitantes na sua área de 500 mil quilômetros quadrados.


            Morei duas vezes em Porto Alegre. A primeira vez foi em 1949, quando eu tinha apenas 8 anos. Morava no bairro da Azenha, bem perto do Estádio Olímpico, que naquele tempo obviamente não existia. Ficamos um ano e retornamos à nossa Pelotas. Já homem feito, em 1960, lá fui eu de novo para a Capital, desta vez pronto pra iniciar a vida adulta. E aí acabei de aprender a viver. Devo muito a Porto Alegre, a quem abraço hoje com muito carinho.
            E fecho com outra manifestação musical, desta vez espalhada pela cantora Isabela Fogaça, esposa do ex-prefeito portoalegrense,o poeta José Fogaça, autor da melodia: "Porto Alegre me faz / Tão sentimental / Porto Alegre me doi / Não diga a ninguém / Porto Alegre me tem / Não leve a mal / A saudade é demais / É lá que eu vivo em paz "
          

Um comentário:

  1. Diz , um ditado antigo,que gaúcho bom não
    emigra ..... vá deixe pra lá. Parabéns POA

    ResponderExcluir