Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

                       AMANHÃ É NOSSO DIA, DÁ LICENÇA

Como todo o bom gaúcho, já estou como coração preparado para comemorar amanhã o "20 de setembro", nosso dia maior. É o chamado "dia do gaúcho", com festa espalhada por todo o Rio Grande do Sul, com carne assando por todos os cantos e muita música tradicionalista e chimarrão. Desfiles pelas ruas de Porto Alegre e da maioria das cidades. Como disseram João Sampaio, Elton Saldanha e Walter Moraes (nomes importantes da  nossa música) numa canção: "E aí morena, que achou das minhas encilhas ? Eu estou me preparando pra Semana Farroupilha."
      Apenas para explicar a importância do dia de amanhã para nós: em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves venceram o confronto da Ponte da Azenha e entraram na Província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem a República do Piratini, que durou sete anos. E por fatos como este, que os gaúchos cantam com tanto civismo o Hino do Rio Grande do Sul, como vemos antes dos jogos de futebol que lá são disputados.
       Para lembrar tudo isso, os gaúchos reunem-se anualmente por 7 dias para as festas que marcam a "Semana Farroupilha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário