O UFC está caindo. A Globo não vai mexer mais com isso. É a informação que corre solta nos corredores da maior rede de TV no Brasil. As lutas e o reality show de UFC devem desaparecer da programação da emissora no ano que vem. Talvez por causa do vexame de Anderson Silva, o público perdeu o interesse pelas lutas. Pra mim, não é novidade
Quem sou eu
- Flavio Campos
- Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
COPA LIBERTADORES
Final sem o futebol brasileiro
Não me surpreendi com a derrota, porque inclusive escrevi depois do primeiro jogo que o time do Tigres era melhor do que o do Inter. O que realmente me surpreendeu foi a maneira como o time gaúcho perdeu o jogo. Mal escalado, recuado, assustado, só deu um chute a gol no primeiro tempo. Tem mais é que perder mesmo.
Acho que o placar de 3 a 1 ainda foi generoso para com o Inter. O Rafael Sobis ainda "colaborou", jogando um pênalti fora. Era pra ter sido mais, pelo que o Colorado apresentou. Willian, Lisandro Lopez e especialmente Geferson foram ridículos.
Ficou chato para o Dunga ter convocado esse Geferson para a Copa América, hein? Esse jogador não tem nada de bom. Não joga aqui no Londrina. E também me parece que ficou claro que está passando da hora dos times brasileiros (especialmente os gaúchos) diminuírem o número de "gringos" em seus elencos.
O Tigres tem o melhor time desta Libertadores, mas continuo achando que tudo se encaminha para mais um título argentino. Os mexicanos não vão aguentar a tradição do River Plate. E nós brasileiros temos mais é que tentar esquecer esse ano terrível para o nosso futebol !
A voz que a Ditadura calou. Sucesso na época dos grandes festivais, ela fazia promissora carreira. Foi a grande intérprete e parceira de Edu Lobo nos Festivais da Record. Com Vinicius e Toquinho correu o mundo, cantando o seu amor. Mas veio o AI5 e a prisão de seu marido Isaias Almada, escritor e teatrólogo. E as portas se fecharam para
M A R Í L I A M E D A L H A
Ontem,destaquei aqui no espaço musical do Blog, o grande compositor e cantor Edu Lobo. É justo que destaque hoje a grande companheira de Edu nos palcos dos grandes festivais: MARÍLIA MEDALHA, que contribuiu decisivamente para a vitória da canção "Ponteio" e para o segundo lugar obtido por outra canção de Edu Lobo, desta vez com parceria de Gianfrancesco Guarnieri. E é esta canção que está no vídeo acima, nas vozes de Marília e Edu. Ouçam que música linda: "MEMÓRIAS DE MARTA SARÉ".
Marília Medglia, conhecida como MARÍLIA MEDALHA nasceu em Niterói-RJ e tem 70 anos hoje. Começou sua carreira cantando no Clube de Regatas de Icaraí e no Clube Central, em Niterói, por volta de 1960, com Tião Neto e Sergio Mendes.
Participou em 65 da montagem da peça Arena Canta Zumbi, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, em São Paulo, que lhe valeu o prêmio APCA como "Atriz Revelação do Ano".
O grande impulso veio em 1967. Depois de se apresentar com Edu Lobo na boate Zum Zum do Rio, e no programa Ensaio Geral da TV Excelsior, junto com Sergio Ricardo, Bethânia, Gil e Caetano, a nossa Marília ganhou com Edu e Capinam o Festival da Record 67, com "Ponteio", como contamos ontem aqui neste espaço.
No ano seguinte, novo sucesso ao lado de Edu, no Festival da Record 68: segundo lugar com "Memórias de Marta Saré" e terceiro lugar na Bienal do Samba, com "Pressentimento", de EltonMedeiros e Hermínio Belo de Carvalho.
E para completar a consagração, um show na Bahia, no Teatro Castro Alves, desta vez com Vinicius e Toquinho, espetáculo que deu origem ao LP "Como dizia o Poeta". O show e o disco lançaram "Tarde em Itapuã", "Valsa para o Ausente" e "O grande Apelo". O sucesso foi tão grande que o show fez duas turnês no Exterior.
E no retorno, sucediam-se os sucessos, quando veio a grande infelicidade. O marido de Marília Medalha, o escritor e teatrólogo Isaias Almada foi preso pelos militares, em 1969, sob a acusação de "terrorista", a pior possível para a época. Sumiram com ele. E a vida de Marília tornou-se um inferno. Grávida, ela gastou tudo o que tinha procurando primeiro localizar o marido e depois tentando levar roupa e comida pra ele, que havia sido torturado e estava em estado lamentável. E ainda por cima, o filho de Marilia nasceu quase morto e não durou muito tempo.

Como se tudo isso não bastasse, Marília passou a ser olhada de forma diferente, como se tivesse atuado ao lado do marido suposto terrorista, uma acusação nunca provada. O fato é que nas portas se fecharam para uma cantora pronta para estourar no sucesso. Os convites escassearam, porque os promotores e as emissoras de rádios temiam represálias por estar promovendo uma suposta "terrorista".
E acreditem: terminou assim a carreira de Marília Medalha que, a partir da década de 80 limitou-se a apresentar-se exclusivamente em São Paulo. Ela chega envelhecida, pobre e sofrida à reta derradeira da sua vida. A Ditadura calou a sua voz!
AS MELHORES DO FACEBOOK
José Alves, paulista de Sorocaba, postou na sua página do Facebook esta gracinha de sugestão. Criatividade não faltou.
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Isso é que é paixão !
O peruano Paolo Guerrero, que agora é o xodó da torcida do Flamengo, também, tem o seu "xodó particular". O homem está apaixonado mesmo. Na segunda-feira, ele foi com sua noiva Alondra Garcia Miró à famosa joalheria "Cartier", no Rio. Queria comprar com ela um par de alianças de compromisso. O número não deu certo, mas Guerrero não se mixou. Encomendou um par de alianças no valor de R$ 54 mil.
Na Loja da Cartier, no Village Mall, os dois apaixonados peruanos trocaram beijos. Paolo quase não fala, mas Alondra disse que o casamento será no Peru, que ela é católica e até já apresentou o padre Rafael, seu amigo, ao noivo. Que paixão é essa, hein ?
Apesar de tudo que roubaram por lá, a Petrobrás continua sendo a 28ª colocada entre as 500 maiores empresas do mundo, com uma arrecadação de mais de 143 bilhões de dólares em 2014. É a melhor brasileira. Foi o que escreveu a revista norte-americana "Fortune". Temos que cuidar com muito carinho da nossa Petrobrás. Nem ladrão acaba com o dinheiro dela !
A Suíça não é mais aquela. Antigamente, os 'caras' roubavam aqui e guardavam tudo lá. E ninguém descobria onde estava o dinheiro. Agora, os suiços são os primeiros a investigar a origem da "grana" que entra lá. E telefonam pra cá, "entregando" tudo. Eu acho é muito bom. Mas tem o seguinte: o movimento dos bancos suíços vai cair muito. Podem acreditar !
C A R D E A L
Pássaro símbolo do Rio Grande do Sul
Chega a ser engraçado. Eu tive muitos pássaros em casa. Eu e minha filha Camila chegamos a tratar 200 periquitos em nosso viveiro. Em outra época, tivemos até 16 gaiolas de criação de canários, fora os que ficavam em viveiro especial. Mas sempre quis ter um CARDEAL, e nunca tive. Como bom gaúcho e passarinheiro, eu deveria ter comprado pelo menos um casal. Quem sabe um dia ainda compro. Afinal, o Cardeal é o pássaro símbolo do Rio Grande do Sul, por sua importância, altivez e valentia na defesa do seu território, características que são consideradas a Índole do povo gaúcho.


O Cardeal é assim chamado porque as penas vermelhas no alto da sua cabeça se assemelham ao capelo usado pelo clérigo do mesmo nome. O nosso Cardeal tem como principal característica de beleza exatamente justamente esse topete eriçado, de um vermelho intenso, que chega até o peito, tanto nos machos como nas fêmeas. As partes superiores do corpo são acinzentadas, a região do ventre esbranquiçada, as pernas pretas e os olhos marrom escuro.
Mas o Cardeal norte-americano que é o símbolo do Estado da Vírgínia, tem plumagem diferente. Ele é todo vermelho, como se vê na foto acima. É maravilhoso e muito procurado pelos criadores. No Brasil, os cardeais vermelhos só existem em cativeiro.
O nosso Cardeal é uma ave originária do Sul, mas está presente em várias regiões do País, algumas vezes sob diferentes denominações. Mas seu nome científico é "Paroaria coronota".
O Cardeal já pode ser considerado um animal doméstico, e pode ser um bichinho de estimação, desde que tenha sido adquirido em um criadouro com autorização do Ibama, e nunca capturado da natureza.
Por ser uma ave de vida longa, a relação entre dono e Cardeal vai sendo construída ao longo dos anos. No início, ele não é muito dado, vai se modificando, por meio de muito amor e dedicação do seu dono.

Pesa de 20 a 30 gramas, sua altura vai de 18 a 23 cm, e a sua expectativa de vida vai de 25 a 30 anos. O período de reprodução começa no início da primavera, com duas a quatro posturas por temporada. Cada postura varia entre 2 e 3 ovos. E o período de incubação é de 13 dias. Os filhotes deixam os seus ninhos três semanas após o nascimento. Antes do acasalamento, o macho corteja a fêmea dançando em frente a ela, com as penas da cauda abertas e algo no bico. Após a postura, os machos e as fêmeas se alternam na incubação.
O Cardeal é um cantor de altíssima estirpe. Seu canto, forte, grave e metálico tem uma variação de até quatro notas nos seus assobios. Tanto em seu habitat natural como no cativeiro o Cardeal muitas vezes canta em parceria com sua fêmea. Os machos cantam o ano inteiro, enquanto a fêmea, também boa cantora, começa a cantar a partir de março, na entrada da estação de acalasamento.
Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida
Se você for comprar um Cardeal, compre um casal. Só assim ele será feliz na sua casa
COPA DO BRASIL
Grêmio foi buscar
a vaga em Criciúma
O que parecia ser quase impossível aconteceu. Depois de perder em casa por 1 a 0, o Grêmio foi buscar em Cricíuma a sua vaga para a sequência da Copa do Brasil. Devolveu o 1 a 0 nos 90 minutos e depois "faturou" nos pênaltis (4 a 3) com o goleiro Marcelo Grohe defendendo duas cobranças dos catarinenses.
Pedro Rocha fez o gol da partida, logo no começo, tornando a disputa extremamente dramática, com chances para as duas equipes.
Grêmio foi buscar
a vaga em Criciúma
O que parecia ser quase impossível aconteceu. Depois de perder em casa por 1 a 0, o Grêmio foi buscar em Cricíuma a sua vaga para a sequência da Copa do Brasil. Devolveu o 1 a 0 nos 90 minutos e depois "faturou" nos pênaltis (4 a 3) com o goleiro Marcelo Grohe defendendo duas cobranças dos catarinenses.
Pedro Rocha fez o gol da partida, logo no começo, tornando a disputa extremamente dramática, com chances para as duas equipes.
LIBERTADORES
Esta Copa tá com cara de Argentina
Vou torcer muito para que o Inter consiga, hoje à noite no México, a sua classificação para a final, mas não vejo outro time tão embalado para ganhar a Libertadores 2015 como o River Plate. Pelo jeito, são grandes as chances dos argentinos (maiores vencedores da competição) conseguirem seu 24º título na atual edição.
A primeira semifinal, concluída ontem à noite no Paraguai, apontou a classificação do River Plate para a decisão. Depois de ter vencido o primeiro jogo, em Buenos Aires por 2 a 0, o River levou grande número de torcedores ao Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e arrancou um empate de 1 a 1, eliminando o Guarani paraguaio, que foi a grande sensação da Libertadores 2015 e inclusive o responsável pela eliminação do Corinthians.
O Guarani saiu na frente, com gol de Fernando Fernandez, mas o jovem atacante Alario empatou a partida, num belíssimo gol por cobertura, confirmando a volta do River Plate à uma final de Libertadores, depois de 19 anos de espera.
Esta Copa tá com cara de Argentina
Vou torcer muito para que o Inter consiga, hoje à noite no México, a sua classificação para a final, mas não vejo outro time tão embalado para ganhar a Libertadores 2015 como o River Plate. Pelo jeito, são grandes as chances dos argentinos (maiores vencedores da competição) conseguirem seu 24º título na atual edição.
A primeira semifinal, concluída ontem à noite no Paraguai, apontou a classificação do River Plate para a decisão. Depois de ter vencido o primeiro jogo, em Buenos Aires por 2 a 0, o River levou grande número de torcedores ao Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e arrancou um empate de 1 a 1, eliminando o Guarani paraguaio, que foi a grande sensação da Libertadores 2015 e inclusive o responsável pela eliminação do Corinthians.
O Guarani saiu na frente, com gol de Fernando Fernandez, mas o jovem atacante Alario empatou a partida, num belíssimo gol por cobertura, confirmando a volta do River Plate à uma final de Libertadores, depois de 19 anos de espera.
Filho de compositor, ele começou na Bossa Nova, ao lado de Vinicius de Moraes. Mas logo se engajou numa postura mais político-social, como Geraldo Vandré e tantos outros músicos dos tempos da ditadura. Fez muitas canções maravilhosas, mas bastam duas para credenciá-lo entre os melhores: "Arrastão" e "Ponteio".
E D U L O B O
É ouvindo "PONTEIO", maravilhosa canção que ganhou o 3º Festival de MPB da Record de 1967, que a gente começa a conversar sobre este grande compositor, cantor, arranjador e instrumentista EDU LOBO. Interpretado por Marília Medalha e pelo próprio Edu, "Ponteio" derrotou um "esquadrão" de composições que participaram daquele festival, como "Domingo no Parque" (Gilberto Gil), "Roda Viva" (Chico Buarque), "Alegria, Alegria" (Caetano Veloso), "Maria, Carnaval e Cinzas" (interpretada por Roberto Carlos) e "O Cantador", de Dori Caymmi e Nelson Motta, que deu o prêmio de melhor intérprete a Elis Regina. Foi mesmo um super festival.
"Era um, era dois, era cem, Era o mundo chegando e ninguém..." E que fechava com: "Quem me dera agora / Eu tivesse a viola / Pra cantar..."
Eduardo de Góes Lobo é filho do compositor Fernando Lobo e começou na música tocando acordeão, mas acabou contrariando seu pai e se interessando por violão. Iniciou carreira em 1960, fortemente influenciado pela bossa nova, e até fez uma parceria com Vinicius de Moraes (amigo chegado da família) com quem compôs "Só Me Fez Bem". Mas o apelo gerado pela luta contra a ditadura era forte, e Edu preferiu a parceria de Ruy Guerra, para as composições engajadas "Reza" e "Aleluia", belíssimas canções.
O caminho musical eram os festivais, nos quais Edu Lobo brilhou, ganhando em l965 (com Vinicius) através da canção "Arrastão", magnificamente interpretada por Elis Regina, e depois com " Ponteio" em 67.
E paralelamente, dedicava-se a compor trilhas para espetáculos teatrais, entre eles o histórico "Arena Conta Zumbi", ao lado de Gianfrancesco Guarnieri. Mas aí Edu se mandou para uma temporada nos Estados Unidos. E no retorno ao Brasil, seu brilho reapareceu em obras ligadas ao teatro e ao ballet.
Na sequência de composições, Edu Lobo superou a marca de 170 canções, quase todas conhecidas e interpretadas por gente famosa, como Milton Nascimento, Jane Duboc, Gal Costa, Simone, Gilberto Gil, Zizi Possi (foto acima), Sylvia Telles, Blitz, Maria Bethânia, MPB4, Nana Caymmi, Lucinha Lins, Rosa Maria, Joyce e dezenas de outros.
Os críticos apontam estas como as dez mais importantes canções de Edu Lobo : "Ponteio" (com Capinam), "Arrastão" (com Vinicius de Moraes), "Upa, Neguinho" (com Gianfrancesco Guarnieri), "O Circo Místico" (com Chico Buarque), "Choro Bandido" (também com Chico), "Beatriz" (mais uma com Chico), "Pra Dizer Adeus" (com Torquato Neto), "Aleluia" (com Ruy Guerra), "Lero Lero" (com Cacaso) e "Reza" (com Ruy Guerra).

Na vida particular, vale destacar que Edu casou-se com a cantora e musicista Wanda Sá, com quem teve três filhos: Mariana, Bernardo (que também é músico) e Isabel. O casamento com Wanda durou 13 anos e terminou 1982.
VEJA COMO ERAM OS FESTIVAIS
A vítoria de "Ponteio" no Festival da Record de 1967. Curta aqui o incrível barulho na grande final, com torcidas divididas, vaias e aplausos. E no fim, os gritos de "Já ganhou" para Edu Lobo e Marília Medalha
AS MELHORES DO FACEBOOK
Nada escapa dos olhos críticos dos amigos do Facebook. Vejam o que a postagem de Regina Di Nardo foi buscar no
"Dia do Amigo"
Assinar:
Postagens (Atom)





























