Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Judô feminino garante medalha de prata

         Quem não está assistindo o Mundial de Judô que se realiza no Rio está perdendo um espetáculo de alto nível técnico. Hoje, mais uma mulher salvou o Brasil, que esteve perto de conquistar duas medalhas de ouro mas acabou ficando apenas com uma de prata, através de Érika Miranda na categoria até 52 quilos.
 
                                       
                                   Na final, Érika (de azul), acabou derrotada. Prata pra ela
          Érika teve um dia excepcional e esteve pertinho da medalha de ouro, mas acabou sendo surpreendida no final por Majlinda Kelmendi,  judoca do Kosovo, um país pouco conhecido, que surgiu da fragmentação da antiga Iugoslávia. Seria o primeiro ouro feminino do Brasil em Mundiais, mas Érika Miranda levou azar na decisão, contra a número 1 do mundo na categoria.
           No masculino, o azar foi maior ainda. Charles Chibana passou brilhantemente pelas eliminatórias, mas na semifinal, quando dominava o combate, levou um ippon do japonês Masashi Ebinuma e ficou fora da final. E o que é pior, na disputa do bronze, contra outro japonês (Masaaki Fukuoka), a situação se repetiu: o brasileiro acabou sofrendo outro inesperado ippon, ficando sem medalha

Rival do Tubarão treina no gelo


Caxias do Sul foi uma das cidades gaúchas afetadas pela neve que está gelando o Rio Grande. E o Juventude, que domingo próximo estará em Londrina para enfrentar o Tubarão, teve que treinar nestas condições mostradas pelas fotos. É claro que o treino virou brincadeira, com os jogadores fazendo bolas de neve e correndo a vontade no Centro de Treinamento.

De qualquer forma, a preparação para o jogo está sofrendo prejuízos. O técnico Lisca está torcendo para que amanhã as condições melhorem. Esta é a maior neve ocorrida em Caxias do Sul  nos últimos treze anos.
 

O que é que faz com um cara desses ?

         Torcedores do Vasco e do Corinthians sairam na porrada, domingo último no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, proporcionando um espetáculo lamentável. Famílias passaram um susto danado e tiveram que sair correndo com suas crianças, para escapar da violência de verdadeiros animais, que só vão ao futebol para brigar. Dizem que desta vez haverá punições, inclusive para os clubes, que poderão perder mando de jogos e pagar multas de até R$ 100 mil.  Toma que isto ocorra mesmo.
 
                          
            Mas o que realmente causou espanto geral foi o fato de figurar entre os brigões o corinthiano Leandro Silva de Oliveira (sem camisa na foto acima), que esteve entre os cinco marginais que ficaram presos por um tempão em Oruro, na Bolívia, por causa da morte daquele menino boliviano, vitimado por um sinalizador jogado por torcedores do Timão.
          Leandro saiu da cadeia boliviana no dia 2 de agosto e, vinte e três dias depois, já estava trocando socos com vascaínos e enfrentando a Polícia de Brasília.  Sem dúvida um marginal contumaz, que precisa ser enjaulado, antes que mate mais alguém por aí.
         Alguns amigos acham que eu tenho uma certa implicância com o Corinthians, mas novamente fica claro que onde a torcida organizada do Alvi-negro está presente, sempre surge confusão e violência. E o clube tem culpa sim, porque não pune seus torcedores marginais, que até impedem que pessoas de bem possam igualmente torcer pelo Timão.

 

Previsões furadas não dá pra aguentar

        Não acredito mais nas previsões feitas pelos sites "Jornal do Tempo" e "Clima Tempo". Há muito tempo consulto os dois, que já erraram muito menos do que estão errando hoje. Especialmente no que se refere a ocorrência de chuvas. Nas últimas semanas, esta foi a quarta vez que eles anunciaram chuvas para os últimos domingo e segunda-feira. Furou mais uma vez.
      Eu não quero que os dois sites arranjem um jeito de chover em Londrina. Não é por culpa deles que não está chovendo por aqui. Só não aceito que de vez em quando eles anunciem uma chuva que acaba não vindo. Aí já é falta de competência. Errar 4 vezes seguidas já é demais. Tirei os dois dos "meus favoritos".

Pérolas que o Facebook nos traz


      Isso é coisa dos amigos Anibal Vieira da Cruz e Marival Mazzio. Uma postagem realmente muito engraçada, que serve para muita gente. Inclusive pra mim.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O "Bronze" veio no último segundo

      O primeiro dia de disputas do Mundial de Judô não foi o que se poderia chamar de um grande dia. Felipe Kitadai foi eliminado logo na estréia pelo sul-coreano Jin Won Kim e saiu chorando do tatame. E a nossa representante feminina na categoria "Ligeiro" até ganhou as três primeiras lutas, deixando a torcida animada no Maracanãzinho. Mas perdeu a semifinal, para decepção geral. Afinal, Sarah Menezes é uma campeã olímpica e número 1 do ranking.
 
                                    
 
       Mas uma alegria especial estava reservada para o público carioca. Na disputa pela medalha de bronze, no último segundo de sua luta com a sul-coreana Sol Mi Kim, a nossa Sarah Menezes conseguiu um surpreendente ippon, garantindo o terceiro lugar e a medalha de bronze. Carregada pelo mascote do campeonato, finalmente Sarah sorriu, o que não aconteceu durante toda a disputa, nem mesmo após as primeiras vitórias. Acho que a responsabilidade pesou. A piauiense de 24 anos sentiu a responsabilidade de ter que ganhar, porque é uma campeã olímpica. E acabou não levando o ouro.
       Amanhã será disputada a categoria Meio-leve: 52 kg (feminino) e 66kg (masculino). Pelo Brasil vão competir Érika Miranda, Eleudis Valentim, Charles Chibana e Luis Revite.

O adeus ao goleiro Gilmar

 
          Com a bandeira do Corinthians sobre o caixão e muitas flores enviadas pelo Santos, o corpo do goleiro Gilmar foi velado em São Paulo e sepultado no Cemitério do Morumbi, no final da tarde. O goleiro bicampeão mundial seguiu seus companheiros de Seleção, Djalma Santos e De Sordi, e também nos deixou, domingo à tardinha. Muita gente compareceu, e uma sonora salva de palmas fechou a triste cerimônia.

O que o Tubarão vai enfrentar agora

 
 
         Acho que o maior adversário que o Londrina terá nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro será a tradição do Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul.  O Tubarão vai enfrentar um dos clubes mais vitoriosos do interior brasileiro. Se nós aqui em Londrina já comemoramos aquele quarto lugar do Campeonato Brasileiro de 77 e o título da Taça de Prata de 1980, imaginem o orgulho que devem sentir os torcedores do Juventude com os títulos que conseguiram: campeão da Copa da Brasil de 1999, campeão brasileiro da Série B de 1994 e único clube do interior gaúcho a participar de uma Copa Libertadores da América.
  

       Tecnicamente, o Juventude não vive um grande momento. Foi quinto colocado no último Campeonato Gaúcho. Conheço alguns jogadores do elenco alvi-verde. Jardel é um meia-cancha muito bom, o mesmo acontecendo com Itaqui e com o golealor Zulu. Pra mim, são os melhores da equipe. O técnico Lisca, formado nas categorias menores do Inter, tem boa experiência em termos de futebol interiorano.
         Mas a grande arma do Juventude é o Estádio Alfredo Jaconi (foto), inaugurado em 1975. A "papada" (é assim que a torcida do clube é chamada) comparece em massa. Com capacidade para 23.726 torcedores, é um estádio seguro, oferecendo boa segurança para as equipes visitantes. O gramado mede 110m x 70m. O Tubarão já ganhou do Juventude em seu estádio, por 1 a 0, no dia 9 de novembro de 1988, uma noite de quarta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. E eu estava lá, comentando a partida para a Rádio Paiquerê.

Semana cheia de atrações

       Entramos hoje numa semana de grandes atrações internacionais no esporte. Se você quiser, poderá passar o dia inteiro a frente da televisão vendo coisa boa. O dia começou com as primeiras lutas válidas pelo Mundial de Judô que está sendo disputado no Maracanãzinho. A categoria "Ligeiro", até 48kg (feminino) e 60kg (masculino) apontará seus campeões ainda nesta segunda-feira.
 

     De cara, as primeiras alegrias com a nossa Sarah Menezes(de branco na foto), que ganhou seus três primeiros combates, dois deles por ippon, e se garantiu na semifinal. E a primeira tristesa, com a derrota de Felipe Kitadai para o sul-coreano Jin Won Kim, por wazari. O resultado da luta (foto abaixo) eliminou o Brasileiro do Mundial.

                                                         
                                                      TENIS E BASQUETE
      Também já começaram as disputa de tenis, pelo Aberto dos Estados Unidos, com uma premiação de mais de R$ 41 milhões. Os brasileiros Belucci e Rogerinho estão na disputa, mas seus primeiros jogos estão sendo disputados em quadras secundárias, que não são mostradas pela TV. Só vão aparecer na telinha se conseguirem algumas vitórias iniciais, o que não é muito provável.
      E para sexta-feira está marcada a abertura da Copa América de Basquete Masculino,que oferece quatro vagas para o Mundial da Espanha, em 2014. A primeira rodada marca Jamaica x Canadá, Argentina x Paraguai, Venezuela x México e o jogo de estréia do Brasil, contra Porto Rico, que começa às 18h30m. A competição será disputada em Caracas, na Venezuela.
       Tem esporte para todos os gostos. Sem falar no futebol, que movimentará nersta semana o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Um bom programa a todos !

E o nosso Basquete perdeu de novo

       É gente, o basquete masculino brasileiro está mal das pernas mesmo. Sem os "mascarados" que jogam na NBA e não atendem as convocações, o time fica realmente muito fraco. Ontem, pela Copa Tuto Marchand, que está sendo disputada em Porto Rico, a equipe dirigida por Ruben Magnano foi derrotada pelos portorriquenhos, por 84 a 81. Jogou menos mal do que havia jogado contra a Argentina, naquela derrota de 90 a 70, mas ainda faltou muita coisa.

                             Nosso Marcelinho Huertas não segurou Arroyo, que fez 26 pontos
        Porto Rico tem bons jogadores, como Balkman, Barea e especialmente o "manjado"Carlos Arroyo, que já jogou num monte de times da NBA. Mas são jogadores já veteranos. Entretanto, os brasileiros não tiveram força para segurá-los.
        Ou Ruben Magnano é realmente um grande mágico do basquete, que está escondendo um trunfo na manga, ou vamos sofrer muito para garantir uma das quatro vagas para o Mundial do ano que vem na Espanha. Tanto assim que já se fala que se o Brasil não se classificar, talvez venha a ser convidado pela FIBA, porque disputou todos os Mundiais realizados até hoje. Será uma vergonha, hein ?

domingo, 25 de agosto de 2013

Nossos ídolos estão morrendo

 
      No mês passado perdemos Djalma Santos. Hoje morreu De Sordi (fotos), o outro lateral-direito da Seleção Brasileira, campeã mundial de 58. E Gilmar, o goleiro daquele time, está a beira da morte, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.  
        De Sordi morreu aqui em Bandeirantes, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele sofria de Mal de Parkinson. Nasceu em Piracicaba, começou no XV de Novembro local e depois jogou por mais de uma década no São Paulo, clube que defendeu em 536 partidas.
         Nilton De Sordi trabalhou no União Bandeirante, nos anos 60 e 70. Atualmente morava em Bandeirantes com o filho.
                                                            O-O-O-O-O-O
          Gilmar dos Santos Neves completou 83 anos na última quinta-feira. Sua situação é considerada irreversível. Uma infecção urinária foi seguida de desidratação. E aí veio um infarto. Seu filho, que é medico e mora nos EUA, viajou as pressas para o Brasil. Gilmar está inconsciente.
          Na verdade, seus maiores problemas começaram em 2000, quando Gilmar sofreu um AVC e perdeu 40% dos movimentos, ficando extremamente debilitado. Seu coração está muito fraco.
          Bicampeão mundial coma Seleção Brasileira, Gilmar fez carreira no Jabaquara, Corinthians e Santos
         

Desta vez foi demais

       Se eu já vinha manifestando minha preocupação com o que poderá acontecer com a Seleção Brasileira na Copa America de Basquete Masculino, que começa sexta-feira próxima na Venezuela, agora mesmo é que estou apavorado. O Brasil levou um vareio e perdeu por 20 pontos (90 a 70) da Argentina, ontem à noite em Porto Rico, mostrando que está mesmo muito mal.
       Vamos rever a história: a Argentina foi vice-campeã mundial (2002) e campeã olímpica (2004) sob o comando de Ruben Magnano. O Brasil tratou então de contratar o vitorioso treinador, que assumiu a nossa Seleção em 2010. Agora, três anos depois, continuamos nitidamente inferiores aos argentinos ?
                                           Magnano parece estar perdido
        Na verdade, o que eu acho é que os jogadores argentinos gostam mais do seu País do que os nossos astros gostam do Brasil. Scola, Campazzo, Juan Fernandez, Gutierrrez e outros craques platinos estão lá em Porto Rico, defendendo a sua seleção. E cadê os astros brasileiros Marquinhos, Leandrinho, Varejão, Splitter, Nenê e Lucas Baby ? Arranjaram desculpas e não atenderam a convocação para a Copa América.
         Além disso, Ruben Magnano parece meio perdido, mexendo no time o tempo inteiro. Vou arriscar um palpite: o técnico argentino tem vida curta no Brasil. Pode cair na semana que vem, se a Seleção mostrar na Copa América esse mesmo nível.

Continua repercutindo a festa do Nilson








  O lançamento do livro "Mugido de Trem", continua repercutindo intensamente em Londrina. Nilson Monteiro postou hoje no Facebook uma carta de agradecimento à cidade, manifestando a sua alegria pela presença de tantos amigos na festa de sexta-feira. Longas filas se formaram, na busca de um autógrafo do festejado autor.


         Realmente foi um momento de muitos reencontros. Gente que não se via há muito tempo pode se abraçar. Entre muito amigos, pude rever o amigo e grande apoiador do nosso blog, Hamilton Nassif, que também foi levar seu abraço ao Nilson. Foi mesmo uma grande noite.

Sem chuva, ganhou Vettel

       O tempo chuvoso de ontem, que provocou surpresas no treino que definiu o grid de largada, não se repetiu hoje, no circuito de Spa-Francorchamps, e o alemão Sebastian Vettel mostrou que em situação normal continua sendo o melhor piloto da Fórmula 1. Ele ultrapassou o pole Lewis Hamilton logo na saída e ganhou o GP da Bélgica, ampliando a sua vantagem no Mundial 2014.
 
                              
 
       Hamilton perdeu também o segundo lugar, que foi assegurado por Fernando Alonso. O inglês teve que se contentar com a terceira colocação. Nico Rosberg, Mark Webber e Jenson Button vieram a seguir, com o brasileiro Felipe Massa chegando apenas em sétimo lugar, com mais uma fraca atuação.
        A próxima prova será o GP da Itália, em Monza, no dia 8 de setembro. O nosso Massa continua em sétimo lugar no campeonato, com 67 pontos. O lider Vettel chegou aos 197 pontos. Fernando Alonso é o segundo, com 151.

Pérolas que o Facebook nos traz


      Mais uma postagem inteligente da bageense(RS) Stela Vasconcellos, que está sempre presente no Facebook.