Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tribunal praticamente empurrou
   o JMalucelli para a 2ª Divisão


             Será que o mesmo rigor será aplicado no julgamento de Coritiba e Atlético, pelo que fizeram no último domingo ?


                        O julgamento do Jotinha teve o resultado final de quatro votos para condenação contra um para absolvição do JMalucelli. O clube foi penalizado com a perda de 16 pontos no Campeonato Paranaense e mais R$ 30 mil de multa.


                        O advogado do JMalucelli, Marcelo Contini, prometeu recorrer da decisão do TJD-PR. “Nós vamos até as últimas instâncias com esta discussão. Entendemos que há possibilidade de ainda questionar essa acusação sobre a irregularidade da escalação do Getterson, porque como sustentado lá no julgamento, ele tem contrato ativo com o clube até 2018 e o empréstimo foi encerrado em dezembro.

                  Têm fundamentos no regulamento da competição e também da CBF que tutelam a regularidade do atleta”- declarou. Com a perda dos 16 pontos, que complicam a vida da equipe na competição, Contini destacou que a rotina do Jotinha segue na busca da classificação, desprendendo as quatro linhas do processo contra o clube. “Vamos separar o campo de jogo do tribunal. O JMalucelli vai seguir realizando o seu desempenho dentro de campo e buscando os pontos que são necessários para a sua classificação e conquista de seus objetivos. Vamos recorrer e manter esta discussão”- disse.

                O advogado do JMalucelli concluiu afirmando que irá recorrer até a última instância, podendo ir até na FIFA para tentar reverter a decisão. “Existem prazos curtos, que aceleram o procedimento. Mas ainda sim esses prazos não acompanham as rodadas da competição. É um processo longo, que pode ir ao STJD e até mesmo parar no tribunal arbitral da FIFA”, finalizou.

              Penso que o Tribunal agiu certo, punindo o JMalucelli. Mas achei rigorosa demais a pena de 16 pontos. Agora, só quero ver se o TJD terá a mesmo coragem para punir com rigor a dupla Atletiba, responsável pela palhaçada do último domingo na Arena da Baixada. 

Follmann já caminha sem as muletas


                O goleiro Jackson Follmann, a cada dia, evolui mais. Muito bem adaptado à prótese na perna direita, ele já caminha, com desenvoltura, sem o auxílio de muletas. Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta terça, isso fica bastante visível.

               "Caminhando sem apoio" - escreveu Andressa, noiva de Follmann, ao divulgar o vídeo do momento.
               "A cada dia que passa evoluindo cada vez mais. Obrigado meu Deus" -  escreveu Follmann.    Acompanhado por  Andressa, Follmann chegou a São Paulo nesta segunda-feira para dar sequência ao tratamento.
                  Follmann foi um dos seis sobreviventes do grave acidente com o avião da Chapecoense, no fim de novembro. O acidente teve 71 vítimas fatais

                 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

COPA DA 1ª LIGA
Londrina vence e se classifica !


                                           


O Londrina está garantido na segunda fase da Copa da 1ª Liga, com a boa vitória obtida nesta terça-feira: 2 a 1 sobre o Paraná Clube. O Tubarão garantiu a vitória no primeiro tempo, fazendo 2 a 0, com dois gols de Paulo Rangel. Mas na segunda etapa o Paraná descontou logo de cara, num penalti cometido por Ayrton (foto abaixo) e convertido por Jonas Pessalli . E os paranistas ameaçaram bastante, mas o Tubarão aguentou bem !


Rato gigante assusta Apucarana

                                                         

                        Um rato gigante, pesando aproximadamente 6 quilos, assustou os moradores do bairro Jardim Trabalhista, em Apuracana, no norte do Paraná. O bicho, da espécie ratão-do-banhado, apareceu na calçada de uma residência segunda-feira (20) e, de tão grande, mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros para recolhê-lo.
O rato precisou de uma rede especial para ser retirado. De acordo com o soldado Thiago Saragosa Garcia, que atendeu a ocorrência, o animal tinha cerca de 40 centímetros, aumentando para 50 cm, contando o comprimento do rabo. O bicho era quase do tamanho de um gato adulto.
                           Ainda conforme o soldado, esse tipo de chamada não é comum e gerou espanto entre a população local. O rato do foi levado para a mata em um parque próximo. “Esse é o procedimento padrão, já que é um animal silvestre que está fora do seu habitat” - explica o soldado.
                         Mais comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o ratão-do-banhado pode chegar a pesar 9 quilos e medir até 100 centímetros. O animal costuma viver às margens de rios e lagos, não sendo muito comum em áreas urbanas.
Afinal, quem matou Kim Jong-nam ?

                           Imagem de câmera de segurança mostra Kim Jong-nam (de terno claro) falando com seguranças após ter sofrido ataque, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia


                      Determinar qual veneno foi responsável pela morte de Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, em um aeroporto movimentado tem se mostrado difícil para as autoridades da Malásia. Os resultados da autópsia ainda não foram concluídos.

                   Jong-nam não sofreu um ataque cardíaco e não tem marcas de perfuração no corpo, como a de uma agulha, disse Noor Hisham Abdullah, vice-ministro da Saúde, nesta terça-feira (21). Abdullah não descarta a hipótese de envenenamento como uma possível causa da morte. "Nós temos que confirmar com relatórios laboratoriais antes de fazer qualquer comentário conclusivo" - disse.
                  Abdullah acrescentou que amostras médicas foram enviadas para especialistas para análise. No entanto, Rahmat Awang, diretor do Centro Nacional de Tóxicos da Malásia, em Penang, disse que ele ainda não recebeu as amostras. Awang disse que, em casos mais complexos, amostras são enviadas para ele e para laboratórios no exterior.
                          Identificar uma amostra de veneno é particularmente desafiador, especialmente se uma amostra mínima foi usada e ela não penetrou nas células de gordura do tecido da vítima. Se a toxina apenas entrou na corrente sanguínea, ela pode deixar o corpo rapidamente. E se a substância for encontrada, ela tem que combinar com os sintomas apresentados por Kim Jong-nam antes de sua morte.
Quanto mais específico é o veneno, mais difícil é identificá-lo.
                  "Nosso laboratório, por exemplo, identifica os elementos químicos tradicionais" - disse Awang. "Se a substância envolvida é uma que nós não observamos com frequência, a tendência é que nós não sejamos capaz de detectá-la".
Laboratórios com equipamentos mais sofisticados estão no Japão e no FBI, nos EUA.
                    O caso tem provocado perplexidade entre os toxicologistas forenses que estudam assassinato por envenenamento. Eles dizem que o ataque ao aeroporto é um dos casos mais bizarros já relatados. Eles se perguntam como duas mulheres puderam escapar sem ferimentos após manipular um agente tão potente a ponto de matar Kim Jong-nam antes que ele chegasse ao hospital.
                      Algum tipo de agente nervoso foi sugerido como um possível veneno usado. Um forte opioide poderia ser liquefeito e teria capacidade de incapacitar a vítima imediatamente. No entanto, câmeras de segurança do aeroporto mostram Jong-nam caminhando calmamente até o posto de saúde do aeroporto.
Avião cai sobre um
shopping: 5 mortos





                   Um bimotor com cinco pessoas a bordo caiu sobre um shopping perto da cidade de Melbourne, a segunda mais populosa da Austrália, na noite desta segunda-feira. Segundo autoridades do país, nenhum tripulante sobreviveu. O avião decolou de Essendon, ao Norte de Melbourne, em direção à Ilha King.

                A aeronave, que pertencia a uma empresa de táxi-aéreo, caiu por volta de 9horas, horário local (19 horas de Brasília), sobre o centro de compras Direct Factory Outlet (DFO), que fica próximo ao aeroporto de onde partiu. Antes de cair, o piloto relatou falha total do motor. 

      No momento do acidente, todas as lojas do shopping ainda estavam fechadas, mas carros que estavam estacionados no shopping foram atingidos, provocando várias explosões. 
Promessa de um bom jogo
  hoje no Estádio do Café 


                   O jogo desta noite, que vale a liderança do Grupo D da Copa da Primeira Liga, entre Londrina e Paraná Clube, promete ser muito movimentado. O Tubarão lidera a chave, mas os paranistas estão comandando a classificação do Campeonato Paranaense e tentarão assumir a liderança também do torneio nacional. 

                   A partida começa às 19h15m, com arbitragem do gaúcho Francisco Silva Neto. As duas equipes jogarão com força máxima. A Primeira Liga significa uma boa chance de destaque nacional para dois clubes que não integram a Série A do Brasileirão. Se ganhar hoje, o Tubarão  garante classificação e vantagem na próxima etapa da competição. 
   Por baixo, Vasco faz
 festa para Luis Fabiano




                   A chegada de Luis Fabiano, um jogador veterano em fim de carreira, já é motivo de alegria pelo decadente Vasco da Gama. Cerca de 1.500 torcedores aguardavam ansiosamente a chegada do atacante no Rio de Janeiro e a espera acabou. O 'Fabuloso' chegou como o grande jogador para a torcida. 
                Desde cedo, os torcedores foram se amontoando no desembarque do aeroporto Santos Dumont. Assim que o jogador apareceu na saída, uma multidão foi em sua direção e quebrou o cordão de isolamento que havia sido formado para sua passagem no meio da torcida.
              A partir dai, foi um momento de muita festa. Os vascaínos presentes cantaram diversas musicas de exaltação ao Vasco e provocaram o atacante Paolo Guerrero, do Flamengo,  com a música: "Fabuloso é melhor que você".




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bem feito para o Atlético, que é metido a saber mais do que os outros. A CBF está anunciando que "a partir do  ano que vem, os jogos do Campeonato Brasileiro não poderão ser disputados em gramado sintético".  
 Chupa esta, Petraglia !
A confusão continua em Curitiba


          Depois daquela palhaçada de ontem, a Federação Paranaense remarcou o Atletiba para a quarta-feira de Cinzas, dia 1º de Março. Mas o Coritiba já disse que não joga. 

           E até agora não se fala em punição aos responsáveis por toda aquela bagunça de ontem na Arena da Baixada. É o nosso "mal cheiroso" futebol !
Vem aí um virus terrorista ?



                                                                                             foto - FrancePress

                  A comunidade internacional deve se dar conta de que tem que se preparar para uma pandemia, disse neste sábado Bill Gates (foto), fundador da Microsoft, na Conferência de Segurança em Munique.
Tomando como exemplo a epidemia do ebola na África Ocidental em 2014 e 2015, a gripe espanhola em 1918 e mencionando a possível invenção de um vírus com fins "terroristas", Gates considerou "possível" uma catástrofe em nível mundial.
Segundo o empresário americano, as guerras e os movimentos de agitação caminham lado a lado com as doenças e são mais propensos a provocar uma pandemia.
"Que apareçam na natureza ou pelas mãos de um terrorista, os epidemiologistas dizem que uma doença transmitida pelo ar que se propagam rapidamente pode matar 30 milhões de pessoas em menos de um ano" - explicou Gates durante esta reunião anual de responsáveis da diplomacia mundial.
"As zonas de guerra e outros cenários são os lugares mais difíceis para eliminar as epidemias"- assegurou.
Gates disse que é "bastante provável" que o mundo viva uma epidemia assim nos "próximos 10 ou 15 anos". "Para lutar contra as pandemias globais, também se deve lutar contra a pobreza... É por isso que corremos o risco de ignorar a relação entre segurança de saúde e segurança internacional".
Bill Gates, que fez sua fortuna com a empresa de software Microsoft e agora destina milhões de dólares para a filantropia, pediu que os Estados invistam na pesquisa para desenvolver tecnologias capazes de criar vacinas em poucos meses.
E lembrou que a maioria das medidas de controle necessárias são as que os governos realizaram para fazer frente a um ataque biológico terrorista.
"O custo global na preparação diante de uma pandemia está estimado em 3,4 bilhões de dólares por ano. A perda anual que uma pandemia provocaria poderia alcançar os 570 bilhões"- afirmou.
Adriana Calcanhotto vira 
  professora em Portugal


                Adriana Calcanhotto decidiu deixar o Brasil para trabalhar como professora em Portugal. A cantora acaba de assumir um posto na Universidade de Coimbra, onde ministrará aulas sobre música e poesia. O plano dela é ficar por lá pelo menos até o mês de julho. As vagas para participar de seus cursos, aliás, se esgotaram rapidamente.
        Patrícia Abravanel vai
comandar "Show do Milhão"



                     Recentemente o SBT anunciou a volta do 'Show do Milhão' em sua programação de 2017. A atração voltará ao ar após quase 15 anos de extinção, mas com alguns detalhes diferentes. Marcado para voltar no dia 4 de março, game-show voltará modificado, com participantes de até 12 anos e sem a apresentação de Silvio Santos. Para evitar o desgaste do dono do SBT ao assumir várias frentes de trabalho, que poderia ser prejudicial a sua saúde, ficou decidido que o apresentador será substituído. 

                    De acordo com o jornal “Agora S. Paulo”, Patrícia Abravanel foi a escolhida para conduzir a competição. As gravações dos pilotos começam a partir dos próximos dias, assim que ficarem prontos os cenários.
Sercomtel em crise. Outra vez ?

       

           Passamos um tempão vendo o Sercomtel em crise. Parecia até que ia acabar. Mas por volta de 2014 deram uma enxugada na máquina, que voltou a dar lucro. Só que agora o xororó está de volta, com o anúncio de R$ 20 mlhões de prejuízo no novo balanço. Outra vez ?

          Repete-se a história.  E só melhorar um pouquinho, o Sercomtel volta a ser explorado, sendo inclusive obrigado a patrocinar tudo o que aparece na cidade. Maldita sina, esta !
Futebol nojento.
          Ainda bem que existe o Carnaval !

                Que palhaçada, hein ?  A cada dia surge algo para tornar o futebol mais nojento. Não é só aqui no Paraná não, mas em todo o Brasil e também no Exterior. Futebol está se tornando o anti-esporte. Mas o que houve ontem na Capital, ultrapassou a todos os limites. Foi um show de burrice coletiva.

                Geralmente a Federação Paranaense erra nas suas decisões, mas desta vez o Atletiba não podia mesmo ser realizado nas condições impostas por coxas e atleticanos. Sob pena de transformar o Campeonato Estadual num "paraíso de irregularidades". Aí sim, a bagunça seria oficialmente instituída. E quem tem que mandar no Campeonato Estadual é mesmo a FPF.

                  Mas o mais importante vem agora. O que vai acontecer com Coritiba e Atlético no Tribunal ?  Vai ficar tudo por isso mesmo ?  Existe a possibilidade de que uma nojeira ainda maior se verifique. 

                  Menos mal que o Carnaval está aí mesmo, nos possibilitando ver pela TV gente mais bonita e mais alegre do que esta que dirige o futebol, e que está exalando este mau cheiro que ninguém aguenta mais !