Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Parece que o Malucelli acordou 


            Finalmente vejo o gestor Sergio Malucelli dar uma "apertada" no elenco do Londrina, que tem "pipocado" nos últimos jogos, desperdiçando a clara oportunidade de ingressar no G4 da Série B Nacional. 

            As informações são de que já cobrou o técnico Claudio Tencati e o 'capitão' Germano, jogador mais importante e de melhor qualidade no elenco, exigindo uma mudança imediata de comportamento do time em campo. E que amanhã fará uma cobrança coletiva, reunindo todo o grupo. 

            Ouvi o dirigente dizer que "os culpados desta atual situação são os jogadores". Está certo Malucelli, que banca o futebol da cidade e está sentindo a possibilidade de ver o Tubarão na Série A, entre os grandes do futebol nacional. Esta cobrança é extremamente necessária e vem na hora certa.  


LONDRINA CENTENÁRIA

        No horário político destinado aos candidatos de Londrina, ouvi  hoje uma idéia nova, pelo menos pra mim. Acho que ela merece pelo menos um estudo. Determinado candidato, que eu nem sei quem é, porque não prestei a atenção, acha que a cidade tem tantos problemas antigos que seria impossível resolver todos na próxima gestão municipal. Ele sugere então que se crie uma meta que poderia se chamar  "Londrina Centenária".

          Pelo que deu a entender,  projetos grandes seriam lançados e iniciados imediatamente, com sua conclusão garantida para 2034, quando Londrina estará comemorando 100 anos. Gostaria de saber o que o povo pensa disso. Quem se atreve a opinar ?





 "RIO GRANDE DO SUL /
       EU UM DIA VOLTAREI /
           PRA REVER O MEU GUAIBA..."

       Frase do compositor paulista Tito Madi para a canção "Gauchinha Bem Querer", uma das mais bonitas que conheço, destacando o meu Rio Grande do Sul. Hoje é o "Dia do Gaúcho". Para o povo do RGS, é praticamente um "dia santo". Para tudo para que todos relembrem a Revolução Farroupilha, a mais longa guerra civil da história brasileira, que foi de 1835 a 1845.


                    (Você pode ouvir esta música agora, na minha página do Facebook)


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O que Renato disse na
 sua volta ao, Grêmio




          " O papel do treinador é sempre procurar fazer com que o time jogue bem em busca de vitórias. Tem muitos times que jogam bem e os resultados não aparecem e você sabe muito bem que um treinador, em um grande clube como o Grêmio, se não obtiver os resultados, infelizmente sobra para ele. O Grêmio tem um bom grupo, acho que merecia estar bem melhor colocado no Brasileirão” - disse Renato Portalupi na coletiva de apresentação, hoje no final da manhã. O Tricolor, que chegou a liderar a competição, é atualmente o 11º colocado, 37 pontos ganhos.
        “Faltam menos de 3 meses para o fim do ano e todos os jogadores do grupo do Grêmio são profissionais, são pagos para isso. Não é porque está chegando o final do campeonato que os jogadores não precisam mais correr, jogar e se doar. Essa é a cobrança principal que vou ter junto ao grupo”.
         “Vou conversar com algumas pessoas presentes no dia a dia para saber mais. Não tem clube nenhum do mundo que tenha queda de rendimento em algum momento do campeonato. O Grêmio tem todas condições de se reerguer de novo. As coisas estão ruins, mas não está péssima como muita gente está falando. Temos que falar o menos possível, trabalhar bastante e buscar os resultados”.
           “Não falei com o Roger, mas vou ligar para ele, tenho certeza que vai me ajudar.
          “Desde já peço para o torcedor abraçar o grupo, vir ao estádio na quarta-feira (contra o Atlético-PR, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil), incentivar e apoiar para que os jogadores se sintam ainda mais confiantes”.
          “Eu jogava com 3 cabeças de área, e havia times com 5 ou 6 atacantes, mas ninguém conseguiu chegar onde o Grêmio chegou. O Grêmio vai ser diferente a partir de quarta-feira”.
            Renato Portalupi foi apresentado juntamente com  Valdir Espinosa, novo coordenador técnico, e Adalberto Preis, novo vice de futebol.

Se fosse no Brasil...


          Amanda Abbington, atri de "Sherlock", disse que teve sua bolsa roubada durante a cerimônia do Emmy, a maior premiação da TV americana, neste domingo. Segundo ela, ao sair para receber o prêmio de Melhor filme para TV, ela retornou à mesa e não encontrou sua bolsa.

"Falamos com jornalistas e ao voltar ao meu assento, algum bastardo tinha pegado minha bolsa, que estava embaixo da cadeira. Boa" - relatou Amanda em seu perfil oficial no Twitter. "Meu telefone e carta de motorista estavam nela. Então, quem pegou minha bolsa, espero que alguma m... terrível acontece com você, por causa do carma. Que saco".
Amanda é inglesa e interpreta Mary Watson em "Sherlock". Ela também atuou em seriados como o drama "Mr Selfridge" e a comédia "After You've Gone".

É tudo feito do mesmo jeito !


     Contratar um técnico para o time de futebol ou eleger um prefeito para a cidade. É tudo  bem parecido. Os nomes de vez em quando desaparecem, reaparecendo tempos depois.  Como agora, por exemplo: enquanto o Grêmio recontrata Renato Portalupi, em São Paulo tem gente querendo trazer de volta Luiza Erundina 
        Nosso Blog fez cinco
 anos na semana passada



                 O tempo continua passando rápido. A gente nem se dá conta. Desta forma, no último dia 11 de setembro, nosso "BLOG DO FLAVIO CAMPOS"  completou cinco anos de existência. Já faz parte da minha vida. Acordo diariamente e após banho, barba, café da manhã e alguns exercícios físicos, já me sento aqui ao seu lado para conversar com os amigos que me acompanham pelo resto do dia.

                  Meu Blog e minha página do Facebook formam uma "dobradinha", comentando fatos, divulgando novidades e revelando segredos.  Mesmo porque, minha vida é verdadeiramente um "livro aberto". Aqui, eu conto tudo o que faço. Quem me acompanha pelo computador,  realmente conhece a minha vida.

                 Os meus filhos e o meu genro Tarciso me incentivaram e acessoraram técnicamente. E foi assim que no dia 11 de setembro de 2011 abrimos o "brinquedinho". Foram até hoje 11.290 postagens, que foram lidas por  366.863 amigos, praticamente por todo o mundo. 

                Até onde vai, eu não tenho a menor idéia. Mas para provar que sou mesmo sincero, aqui revelo mais um segredinho: o BLOG DO FLAVIO CAMPOS já fez muito mais sucesso do que faz hoje ! Acho que vocês, amigos, estão enjoando do meu "papo" diário. Será isso mesmo ?
BRASIL :     Missão cumprida no Esporte !



                            Quando a chama olímpica se apagou, ontem no Maracanã, o Brasil fechou o mais importante ciclo esportivo da sua vida. Muita gente duvidava que o nosso País conseguisse realizar as três maiores competições mundiais  nestes três conturbados anos políticos, sociais e financeiros. 

                             Mas fizemos a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, em 2014, com jogos distribuidos por todas as regiões brasileiras. E agora em 2016 bancamos o maior de todos os eventos esportivos, os JOGOS OLÍMPICOS, no Rio de Janeiro, e agora os JOGOS PARAOLÍMPICOS, também em terras cariocas. E tudo com grande sucesso, independente do comportamento técnico dos atletas nacionais.

                              Nos meus quase 50 anos no jornalismo, Deus me deu a oportunidade de testemunhar os grandes eventos esportivos do Planeta. Entre os quais destaco o feito de ter feito a cobertura de uma edição dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), em 1996, pela Rádio Paiquerê e pela Folha de Londrina.  E garanto aos amigos que ela não teve o mesmo brilho alcançado agora pelo Brasil. 

                             






   Não aguentei ver a festa
 de encerramento até o fim




               Pra quem havia assistido as festas de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, e também o começo dos Jogos Paralímpicos, a festa de ontem no Maracanã, foi uma decepção. Nem consegui chegar ao final. Estava chato demais. A criatividade que se notou nas festas anteriores, ontem não foi vista.

                              Foi um espetáculo fraco, apesar das cores e luzes. Mesmo no que se refere a parte musical, o show ficou devendo.  Algumas canções boas e muitas canções ruins. Um monte de barbudos e tatuados que tentaram inovar, mas não conseguiram agradar.

                              Mas também é preciso levar em contar que todos nós já estávamos cansados de ver um evento atrás do outro. Os brasileiros viram competições demais, de julho pra cá.  Está na hora mesmo de um descanso !   Tudo o que é demais acaba enjoando ! 

domingo, 18 de setembro de 2016

    BRASIL NÃO ATINGIU A META
 TÉCNICA ESPERADA

              A meta de subir para o quinto lugar no quadro de medalhas não foi alcançada. O Brasil, inclusive, caiu uma posição em relação dos Jogos de Londres, despedindo-se da Paralimpíada do Rio na oitava colocação geral. Se faltaram ouros, sobraram medalhas de prata e bronze. Foram 72 pódios, 29 a mais do que há quatro anos. Para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é o caso de ver o “copo meio cheio” com o aumento de esportes premiados e o surgimento de novos talentos.
                  Em Londres o Brasil havia conquistado 43 medalhas, sendo 21 de ouro. No Rio, o total chegou a 72, mas o número de ouros caiu para 14. Foram 29 pratas e 29 bronzes. Se em 2012 apenas sete esportes tiveram representação no pódio, desta vez foram 13 modalidades premiadas. 
                  " O CPB está satisfeito com a campanha. Claro que tínhamos uma meta de ficar em quinto lugar através do ouros, mas havia uma série de outras metas, e todas elas foram alcançadas. Houve um aumento de 65% de medalhas em relação a Londres. Sob essa ótica foi a melhor participação da história. Destaque para o aumento das modalidades a medalharem, quatro delas pela primeira vez na história" - disse o presidente, referindo-se a canoagem, ciclismo, vôlei sentado e halterofilismo.
Brasil continua fora da
 elite no Tenis Mundial





                 Em Oostende, na Bélgica, um resultado completamente inesperado selou a derrota brasileira diante da Bélgica na repescagem do Grupo Mundial e a consequente permanência do Brasil na segunda divisão da Copa Davis. Mesmo depois de sair na frente, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo foram superados pelos poucos gabaritados Joris De Loore e Ruben Bemelmans e caíram com as parciais de 3/6, 7/6 (7-5), 4/6, 6/4 e 6/4, após 3h22 de partida.

                  No piso sintético coberto escolhido pelos belgas, o Brasil sai sem qualquer vitória. Na sexta-feira, David Goffin confirmou favoritismo sobre Thiago Monteiro com vitória rápida em três sets. E, em seguida Steve Darcis superou a derrota no primeiro set para reagir e ganhar de Thomaz Bellucci, por 3 a 1.
  Renato está chegando 
para assumir o Grêmio !




        O Grêmio fechou, na manhã deste domingo, a contratação de Renato Portaluppi. Em sua terceira passagem pelo clube, o treinador de 54 anos terá contrato por três meses e trará o auxiliar Alexandre Mendes, que trabalhará junto a James Freitas. O novo técnico deve chegar a Porto Alegre na noite deste domingo e será apresentado amanhã.
             A negociação com Renato ocorre desde a noite de sexta, iniciada por um contato telefônico do presidente Romildo Bolzan. Desde então, as tratativas foram conduzidas pelo novo vice de futebol, Adalberto Preis, junto ao empresário de Renato, Gerson Oldenburg. Ambos se reuniram na noite de sábado em Porto Alegre. Junto a Preis, Valdir Espinosa, treinador campeão do mundo em 1983, assume como coordenador técnico.
            O anúncio da nova composição do futebol deve ser realizado após o jogo contra o Fluminense, que começa daqui a 50 minutos. O técnico Renato volta a trabalhar após dois anos, já que seu último clube foi justamente o Fluminense, em 2014. Sua estreia ocorrerá na quarta-feira, contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil.
               No contrato de Renato, estão estabelecidas premiações em caso de título na Copa do Brasil ou de conquista de vaga na Libertadores. Em suas duas primeiras passagens, em 2010-2011 e em 2013, o técnico colocou o Grêmio no G-4 do Brasileirão.



FÓRMULA 1 
Nico Rosberg é o novo lider !



                O piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg, que largou da pole, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1, ao término de uma disputa acirrada, à frente do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).O pódio foi completado com o outro piloto da Mercedes, o britânico Lewis Hamilton, que perdeu a liderança do Mundial para Rosberg, agora com oito pontos de vantagem.

                 Era o 200º GP de Nico Rosberg na Fórmula 1. E o alemão da Mercedes tinha ainda mais motivos para considerar a corrida em Cingapura especial. Soberano no fim de semana, ele largava da pole e tinha a grande chance de ultrapassar o companheiro Lewis Hamilton na tabela de classificação para reassumir a liderança da temporada. Tudo caminhava para uma vitória tranquila no Circuito de Marina Bay, mas uma mudança de estratégia de Daniel Ricciardo, da RBR, deu contornos de tensão às últimas voltas. O australiano fez um pit stop a mais, colocou pneus novos e saiu à caça de de Rosberg. A diferença de 30s virou pó rapidamente. Na última volta, Ricciardo chegou de vez. Mas o alemão manteve a frieza e cruzou a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem, assegurando a vitória.



               Apático desde os treinos, Hamilton largou em terceiro, chegou a ser ultrapassado por Kimi Raikkonen, da Ferrari, durante a prova, mas recuperou a posição nos boxes e completou o pódio. Restando seis etapas para o fim do campeonato, Rosberg chegou a 273 pontos contra 265 do britânico, revertendo uma desvantagem de dois pontos para uma margem de oito de frente e é o novo líder. 



  
                                   E os brasileiros ? 


  1. Felipe Massa fez uma prova discreta e terminou em 12º. O veterano da Williams largou em 11º, chegou a figurar na zona de pontuação, mas teve ve dificuldade em administrar o desgaste dos pneus e acabou zerado. Seu companheiro Valtteri Bottas também não se destacou, só chamou a atenção quando precisou ajeitar o cinto de segurança nos boxes e abandonou. Felipe Nasr, da Sauber, largou em 17º, ganhou algumas posições, mas também não marcou pontos, fechando em 13º.





  2.   

O último dia da Paralimpíada 2016


É dia dos cariocas e turistas se despedirem da Paralimpíada Rio 2016. Passados 11 dias, neste domingo (18) ocorrerão as últimas competições e, mais tarde, no Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, a cerimônia de encerramento dos Jogos.  No Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, as competições têm previsão de acabar às 23h30m.




 A Festa final com 
  Maracanã lotado





                Último ato dos Jogos do Rio, a cerimônia de encerramento da Paralimpíada, neste domingo no Maracanã, será um show-celebração, com artistas de diferentes partes do País. No lugar das encenações que marcaram a abertura e a conclusão da Olimpíada e a festa que iniciou a Paralimpíada, entrarão números musicais de artistas como a baiana Ivete Sangalo, Gaby Amarantos, "representante" do Pará, a mato-grossense Vanessa da Mata, a paulista Céu e o grupo pernambucano Nação Zumbi.




              A exaltação da paz e da convivência harmoniosa com a diversidade serão duas das tônicas do espetáculo. "O encerramento é muito mais relaxado, sem tanta pressão. É uma grande festa, em que vamos celebrar a aceitação da diferença. Os Jogos trouxeram essa bandeira. É um momento especial, de paz entre os países"- disse o produtor executivo Flávio Machado.


             No repertório de Ivete Sangalo estará "A paz", canção de Gilberto Gil e João Donato, e ela cantará ainda seus hits "Sorte Grande" (Lourenço) e "Tempo de Alegria" (Gigi/Magno Sant’anna/Filipe Escandurras) e mais duas músicas.  Diferentemente do que aconteceu nas outras cerimônias, os artistas terão apresentações mais longas. O baiano Saulo Fernandes interpretará "One love", de Bob Marley e Peter Tosh, cuja letra contém outra mensagem de união e paz.

            "O Rio é a cidade da festa, e vamos trazer isso para a cerimônia. Por um lado, o encerramento tem tom triste, por ser o fim de todo o ciclo olímpico e paralímpico, mas faremos isso de forma alegre. É uma homenagem aos atletas, voluntários, funcionários, público" - contou o designer Fábio Arruda, diretor artístico da cerimônia.
                 A previsão é de que a festa, que será transmitida pela TV Brasil e pelo canal a cabo SporTV, seja mais curta do que as anteriores. Começará às 20 horas e deverá ser finalizada por volta das 22h30. Isso porque os atletas já estarão instalados no centro do gramado do Maracanã, que será coberto, diante do palco montado para os shows. Esta é uma tradição dos encerramentos paralímpicos que será mantida.

             Outra tradição é a participação de um grupo de artistas da próxima sede, o Japão, que terá entre oito e dez minutos para se apresentar, convidando o público para os próximos Jogos, em 2020, a entrega da bandeira paralímpica ao país e o agradecimento aos voluntários.

           Integram o elenco o grupo de dança carioca Dream Team do Passinho e o funkeiro Nego do Borel. Vão participar também artistas e esportistas que não se deixam limitar pela deficiência. Como o grupo percussivo Batuqueiros do Silêncio, formado por jovens com surdez total ou parcial, do Recife e sua região metropolitana, e o multi-instrumentista Johnathan Bastos, que não tem os braços e vai participar de um "duelo" com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura) e Armandinho Macedo. Bastos toca com os dedos dos pés, mostrando uma destreza rara. O Hino Nacional será cantado pelo tenor Saulo Laucas, cego e autista.

           Depois da animada abertura dos Jogos, cheia de surpresas e momentos tocantes, o interesse pelo encerramento - assim como aconteceu com as competições paralímpicas - vem se provando grande: dos 45 mil ingressos postos à venda, 43 mil já haviam sido vendidos até a última sexta-feira. As entradas custam entre R$ 100 e R$ 1.000.
"As três cerimônias foram muito diferentes uma das outras e essa também será. São incomparáveis, e todas deram autoestima aos brasileiros"- avaliou o produtor italiano associado Andrea Varnier. "Acho que com elas enterramos nosso complexo de vira-latas. Antes da Olimpíada, havia um sentimento de autoflagelo, que foi revertido e impactou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos"- afirmou Flávio Machado.