Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pérolas que o Facebook nos traz


     Tem razão a minha linda prima Cristina Costa, que fez esta postagem. Feriado em sábado ou domingo é mesmo um "saco".

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Nova confusão no "jogo maldito"

         Parece que o jogo Corinthians x Inter é mesmo um jogo maldito. Sempre ocorrem problemas de arbitragem, desde que o time gaúcho foi claramente prejudicado no jogo que definiu o título de 2005, num penalti cometido pelo goleiro Fábio Costa sobre Tinga, que o árbitro Marcio Rezende de Freitas não marcou. O apitador mineiro ainda expulsou Tinga alegando simulação no lance. Assaltaram o Colorado, naquele jogo.
          De lá pra cá, sempre tem confusão. E ontem não foi diferente. Não vou nem entrar no mérito da questão, mas o lance ocorrido no primeiro tempo da partida não recebeu uma explicação convincente. Na bola aérea, o goleiro Cássio chocou-se com o centroavante Leandro Damião, num lance absolutamente legal. Mas o arqueiro corinthiano levou a pior e despencou no chão. Damião também caiu, mas ficou inteiro. Em questão de segundos, a bola sobrou para Fabrício, que chutou e fez o gol, a princípio confirmado pelo árbitro Paulo Bezerra. Tudo aconteceu muito rapidamente.

 
        Só então surgiram as primeiras reclamações corinthianas e a participação dos árbitros assistentes. E, de repente, o gol foi anulado. Mas como anular uma jogada que não teve qualquer irregularidade ? Os comentaristas das emissoras de televisão não sabiam como explicar. Ficaram assim por alguns instantes, até que alguém deve ter tido a idéia, lá dentro do campo, de marcar falta de Leandro Damião em Cássio. Foi a saída para uma situação inusitada. Mas é claro que o pessoal do Inter ficou louco da vida. E a pergunta era: "de novo contra nós ?"

Finalmente, uma boa notícia

       O Corinthians não tem vivido grandes alegrias nos últimos dias. Desde aquelas frescuras protagonizadas por Pato (amigo de David Brazil) e Sheik (selinho no amigo), veio uma sucessão de notícias ruins, como novas brigas de sua torcida, perda de mando de campo, multa de R$ 80 mil fixada pelo STJD e até a perda de uma invencibilidade de 10 jogos, ocorrida ontem na derrota para o Inter.
 
                     
       Mas hoje surgiu uma boa notícia envolvendo o Timão. Vejam a nova foto do estádio que o clube está construindo em Itaquera, e que por 20 anos será chamado Emirates Arena, porque a empresa aérea sediada nos Emirados Árabes Unidos pagará ao Corinthians cerca de R$ 450 milhões.  As obras finalmente deslancharam pra valer, e já se anuncia a realização do primeiro jogo para o mês de janeiro. Muito bom.

A Foto do Dia



        A nossa Foto do Dia vem de uma linda história contada pelo G1.  O garoto russo Vadim Veligurov, de 12 anos, passa suas férias na casa de sua avó, em Minusinski, interior da Rússia, e salvou um filhote de pardal que estava perdido. Vadim levou o bichinho pra casa e cuidou dele com extremo carinho. Deu-lhe até um nome: Abi.  Mas agora, as férias de verão estão terminando, e Vadim terá que voltar para a sua casa, em Dudinka. Só que o pardalzinho não desgruda mais dele. O jeito será levá-lo para sua terra. Convenhamos, é mesmo uma linda história.

Pérolas que o Facebook nos traz

   
    A postagem é do Marcio Miranda, mas pela cara do peão acho que ele morreu há mais tempo. Olha os olhos do bicho

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Belas torcidas tem Vasco e Timão

          Vai longe o tempo em que as torcidas existiam para ajudar os times. Era a famosa camisa 12. Hoje, em alguns clubes, as torcidas atrapalham muito mais do que ajudam. É o caso, por exemplo, da dupla Vasco e Corinthians. Os dois clubes foram punidos hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por causa do grande tumulto que provocaram dia 25 de agosto, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Sairam do Rio e de São Paulo para aprontar na Capital Federal.
 
                        
 
         Vasco e Corinthians terão que jogar sem a presença de seu público em quatro jogos. Em dois deles com o estádio totalmente vazio, e nos outros dois só com a presença da torcida adversária. Além disso terão multas para pagar. Para o Vasco, a multa é de R$ 50 mil. Mas o Corinthians terá que pagar R$ 80 mil.
           Os dois clubes foram enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD), "por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasão de campo ou  lançamento de objetos ao gramado." O artigo previa perda de mando de até 10 jogos e multa de até R$ 100 mil. O que equivale dizer que ainda ficou barato. Os jogos em que ocorrerá a punição ainda não estão definidos pela CBF. Muito fiéis estas torcidas.

Um dos maiores vexames da história



         O técnico argentino Rubén Magnano nos recolocou nos Jogos Olímpicos depois de 16 anos e foi aplaudido. Agora, ele nos tirou do Mundial, do qual sempre participamos. Vaia nele.
           Lamentavelmente a falta de cultura geral faz com 90% dos brasileiros não estejam dando bola porque o basquete fracassou totalmente. É gente que só tem olhos para o futebol. Não são esportistas, são fanáticos por futebol. O que é uma pena, porque o futebol está envolvido numa grande sugeira, em todo o mundo.
 

            Mas voltemos ao basquete. Ao perder para a modesta Jamaica  (78 x76), ontem à noite em Caracas, a nossa Seleção Masculina escreveu uma das páginas mais tristes da história esportiva do País. Saímos de uma Copa América com quatro derrotas em quatro jogos. Sou um jornalista razoavelmente bem informado. Acompanho o basquete, assim como a maioria dos esportes olímpicos. Pois não me recordo de nenhuma vitória importante que a Jamaica tenha conseguido alguma vez no basquete. A modalidade na Jamaica é medíocre. Nem o velocista Usain Bolt está acreditando que o seu país ganhou do Brasil.
             Concordo com o ex-jogador e campeão mundial de basquete, Wlamir Marques, hoje comentarista da ESPN, quando ele diz que "foi uma tragédia anunciada". Deu pra sentir durante a preparação que o Brasil corria o risco de pagar o maior Mico em Caracas.  E eu escrevi isto aqui no Blog, antes do jogo de estréia.
              E Wlamir chama a atenção para um outro aspecto: "É uma desculpa esfarrapada essa de que os jogadores da NBA não jogaram, porque Uruguai e Jamaica também não tinham ninguém da NBA. Ea Argentina só levou para Caracas o Luis Scola. O que faltou foi trabalho mesmo, bem como a preparação psicológica dos jogadores" - afirma nosso grande campeão do passado.
              Outro ex-craque brasileiro, Oscar Schmidt, o maior jogador do País em todos os tempos, também está furioso com o que aconteceu. "A culpa é de todo mundo, mas os principais culpados são os jogadores que pediram dispensa, o técnico Rubén Magnano, a CBB e a Eletrobrás, patrocinadora que diminuiu o investimento no basquete às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2016" - acusa Oscar, com seu habitual destempero.
              Na verdade, os problemas que determinaram esse histórico vexame são muitos. É claro que Magnano tem culpa. Quando os jogadores da NBA não atenderam o chamado, ele deveria ter desmanchado tudo e feito uma nova convocação. Mas preferiu manter o grupo e aplicar remendos. Acabou ficando sem time. E o treinador argentino também falhou como comandante. Desde o período de preparação ninguém entendeu porque ele mexia tanto no time, num infernal entra e sai de jogadores durante as partidas.
 
                                     
 
                Em sua defesa, Rubén Magnano diz que suspeita de um complô da arbitragens contra o Brasil. "Escreveram na súmula que eu os chamei de filhos da p..., mas nunca fiz isso. Me expulsaram e me suspenderam por um jogo" - denuncia o treinador, que vai mais longe: "Ninguém está falando, mas a situação da comida que nos foi servida foi desastrosa. Fizemos a maioria das partidas com jogadores desarranjados, com cólicas, diarréia. Sei que ocorreu a mesma coisa com a Argentina, mas não sei porque ninguém fala disso. Mas aos venezuelanos não foi servida a mesma comida que nós comemos" - acusou Magnano hoje, ao deixar o hotel em Caracas (foto). 
                  A Seleção vai desembarcar no Brasil na próxima madrugada. E muita coisa mais deverá vir a tona. O que se comenta é que os jogadores da NBA não foram a Caracas, porque a Confederação Brasileira de Basquete não pagou um seguro exigido pelos clubes norte-americanos. Só que agora a CBB provavelmente vai ter que pagar uma taxa de 500 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão) para se candidatar a uma vaga por convite para o Mundial do ano que vem na Espanha
                   Acho vergonhoso para o Brasil o pagamento de um convite para tentar entrar na festa. Mas a prática é comum em Mundiais de Basquete. Em 2010 na Turquia, a Fiba "vendeu" quatro convites a seleções que não haviam se classificado na quadra: Rússia, Alemanha, Lituânia e Líbano. A primeira vez que convites foram "vendidos" foi em 2006, quando Itália, Turquia e Sérvia e Montenegro foram os países "compradores". E já se fala pelos corredores da Fiba que quatro seleções serão "convidadas" para o Mundial 2014.
                      O fato é que a eliminação do Brasil causou espanto em todos os cantos. Hoje, antes do Brasil deixar Caracas, o astro da Seleção Argentina Luis Scola foi abraçar alguns rivais brasileiros e declarou: "É decepcionante uma seleção tão forte como a do Brasil ser eliminada de uma competição importante tão cedo". 
                     

Pérolas que o Facebook nos traz


       Bela frase esta que foi postada pela amiga Neli Ribeiro, esposa do nosso grande Antenor Ribeiro. O pior é que é muito fácil quebrar esse vidro, não é mesmo ?

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agora, só falta chamar o Ganso

      Fred cortado, lesão na coxa.   Hulk cortado, lesão na coxa.  Daniel Alves cortado, tendinite no tornozelo.  Ainda estamos começando setembro, mas parece que já está todo mundo bichado. Vão culpar o calendário do futebol, mas olha a vida que esse povo está levando. É muita bola, mas também é muita farra.
      Felipão deve até ter gostado, pois Fred não vinha jogando nada na Seleção. Mas será que o Pato  vai jogar ?  A força do Corinthians prevaleceu. Se Pato fosse jogador do Atlético Paranaense ou do Bahia, ele não seria convocado com essa bola que está jogando.
 
                                 
       E o amigo do Davi Brazil já se apresentou. A frescura da semana é a "chapinha" que ele fez no cabelo. Fazer o que ?  O cara tem só 24 anos, ainda é um guri bôbo. Parece que aquela outra frescura dele, de cobrir o rosto pra comemorar os gols (foto), já está esclarecida. Segundo o zagueiro corinthiano Felipe, trata-se de uma simulação de uma pata de pato. Tá bom ou quer mais ?
       Como a fama está contando mais do que o futebol, que tal convocar o Ganso ? Um bicho a mais não vai fazer diferença.

Até o Uruguai ganhou do Brasil

       A Seleção Brasileira de basquete masculino já havia sido derrotada por Porto Rico e Canadá, nesta Copa América que se disputa em Caracas. E, ontem à noite, perdeu também para o Uruguai, que não vencia o Brasil há muito anos. O pior é que não dá nem para reclamar. Os uruguaios comandaram o placar desde o começo e mereceram o resultado final de 79 a 73.


        Três jogos, três derrotas. O que está acontecendo com o time dirigido pelo argentino Rubén Magnano é muito parecido com o que ocorre com o São Paulo, no Brasileirão de Futebol. O time está desmoralizado e já entra na quadra derrotado.
         Mas um vexame ainda maior poderá ocorrer hoje à noite, pois se perder para a Jamaica (que não tem a mínima tradição na modalidade) o Brasil estará eliminado da Copa América e pela primeira vez na história não irá ao Campeonato Mundial, na Espanha em 2014. Os jamaicanos também perderam todos os seus jogos, mas ontem jogaram uma boa partida contra Porto Rico, perdendo só por 88 a 82. Se repertir a atuação, pode ganhar do Brasil.
 
          Acho que no final vai sobrar para o argentino Magnano, que tem muita culpa sim. Está perdido, mexe no time a cada dois minutos. Mas tem outros "bandidos" nesta história, a começar pelas "estrelas" do nosso basquete, que não atenderam a convocação para defender o País, apresentando as mais variadas desculpas. Leandrinho, Anderson Varejão, Nenê, Bebê, Marquinhos,Tiago Splitter e Vitor Faverani  têm sim que ser responsabilizados também. Eles precisam ser punidos pela CBB.
         Uma coisa é certa: com Benine, Arthur, Caio Torres, JP Batista e outras "figurinhas" que estão lá em Caracas, o Brasil não pode ganhar de ninguém mesmo. É um time muito ruim.  Confira logo à noite, a partir das 21 horas, no SporTV e na ESPN.  Mas vá preparado. Você vai chorar de raiva.

Pérolas que o Facebook nos traz


      A postagem do amigo Marcinho Fernandes nos apresenta uma situação que deve mesmo estar rolando lá no Rio. Vai ser fogo.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tubarão tem boas chances

      É claro que todos estaríamos mais tranquilos se o Londrina tivesse marcado pelo menos mais um golzinho na partida de ontem. O placar de 1 a 0 foi pouco mesmo. Todos sabem que é dificil escapar da derrota lá no Estádio Alfredo Jaconi. Jogando na sua casa, o Juventude ganhou as quatro partidas que disputou, marcando seis gols e só levando um. Eles não perdem há 53 jogos lá.
      Mas é preciso analisar o outro lado. Embora não esteja jogando bem, nos quatro jogos da primeira fase da Série D o Tubarão só ficou sem fazer gol num deles. E mais, ganhou fora em duas oportunidades.  Só uma vez (contra o Botafogo em Ribeirão) perdeu por 2 a 0. A outra derrota longe de casa foi para o Metropolitano, por 2 a 1. E esse resultado garante a vaga lá em Caxias.
       O problema maior é que o Alviceleste não tem jogado bem. Caiu muito de produção, em relação ao futebol apresentado no primeiro semestre. Mas eu acho que não tem faltado raça e vontade. Tem faltado é bola mesmo. Ontem mesmo, jogou com um homem a mais durante 30 minutos e não conseguiu fazer o segundo gol.
 
                            A torcida do Juventude vai botar pressão pra cima do Tubarão
       Também é bobagem achar que o Juventude joga só o que jogou ontem. Será uma partida completamente diferente, podem acreditar. E vai haver pressão, está na cara. Até esta baixaria que alguns torcedores fizeram aqui, agredindo caxienses, vai pesar. Podem acreditar que eles vão tentar dar o troco.
        Mas me parece que o Tubarão vai mais inteiro pra esse segundo jogo. O Juventude não terá o zagueiro Diogo e o atacante Rogerinho, suspensos. E talvez não consiga recuperar o bom lateral-esquerdo Julinho, que está machucado e já não jogou ontem.
        Botando tudo o que foi colocado na balança, acho que o Londrina tem boas chances de garantir a vaga. Mas vai ser um jogo de matar do coração.

                                          V E R G O N H A


                Parte da imprensa londrinense ainda tentou esconder, fugindo do assunto, mas as emissoras sérias meteram a boca nos marginais que mostraram um elevado nível de ignorância, agredindo torcedores que vieram de Caxias do Sul para torcer pelo Juventude. Jogaram até bombas contra o ônibus dos caxienses, antes mesmo da partida começar, portanto sem motivo nenhum. Agora eu quero ver se os agressores vão a Caxias, no próximo domingo. Garanto que não. Esse tipo de gente é covarde mesmo.
                Denúncias foram feitas por torcedores daqui, durante o programa da Rádio Paiquerê, hoje ao meio-dia. São pessoas que ficaram horrorizadas com o que viram no Estádio do Café, e que não aceitam que esse tipo de bandidos atuem em nossa cidade.
                Depois surgiram algumas tentativas de justificar o que não tem justificativa. Alguém disse que em mil novecentos e nada  alguns torcedores londrinenses foram maltratados lá em Caxias do Sul. Mas nada ameniza a covardia e a ignorância deste pequeno grupo de maus torcedores que aprontaram ontem.
                 E ao que tudo indica, a agressão teria sido praticada porque a torcida do Juventude é amiga da torcida do Coritiba, enquanto os londrinenses são amigos do pessoal do Atlético. Mas que papo furado é esse ?  Até parece coisa de boiola. Que amiguinho dos atleticanos que nada.  
                Não há dúvida que a existência de torcidas organizadas é o maior câncro do futebol brasileiro. Elas só afastam os bons torcedores dos estádios.

O mau começo da Terceirona

                Logo na primeira rodada do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão já tivemos um WO, porque a Platinense não apareceu para jogar com a Portuguesa, sábado em Rolândia, como estava programado. Não entendi, porque há poucos dias a Platinense veio a Londrina para um jogo-treino com o Tubarão. Na hora do jogo de verdade, o rubronegro não apareceu.
                A Portuguesa até que se deu bem, porque pelo regulamento da Federação quem ganha por WO conta como 3 a 0. Graças a ausência do time de Santo Antonio da Platina, a Lusa é a lider pelo saldo de gols, após a primeira rodada. Nos jogos disputados, o Cascavel ganhou por 2 a 0 do Grecal, com gols de William Tarta e Bruninho. E o Pato Branco, jogando em seu reduto, venceu o Campo Mourão, por 1 a 0, gol de Batata.
                Mas é uma vergonha o que ocorre aqui no Paraná, da Segunda Divisão pra baixo. Não vou nem citar Rio e São Paulo, que organizam ótimos campeonatos nas divisões inferiores, mas eu acompanho a Terceirona Gaúcha, que conta com 14 participantes. E não se ouve falar em WO por lá. Aqui, com apenas 7 times, já temos fiasco na rodada inaugural.

Pérolas que o Facebook nos traz


      Muita bonita a saudação que a minha amiga Gigi Duarte fez para o mês que chegou ontem. Setembro é o meu mês. E o mês da primavera