Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pelo menos, estão condenando eles

        Esta semana escrevi sobre a sucessão de crimes violentos que estão sendo julgados no Brasil, mostrando como o nosso País está infestado por bandidos. Mas, a bem da verdade, temos que reconhecer que pelo menos os criminosos estão sendo condenados pela Justiça.
        Na semana passada, o ex-goleiro Bruno pegou 22 anos. Ontem, o safado do Fernandinho Beira-Mar foi condenado a 80 anos, chegando a 200 anos de penas acumuladas. E agora à tarde, o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo da Silva pegou 20 anos de cadeia, pela morte de sua namorada Mércia Nakashima, em 2010. Mas vocês acreditam que ainda havia gente pedindo a absolvição para Mizael (foto) na porta do forum ? Agora, se eles vão cumprir as penas, ninguém sabe.
         
       

Outra vitória importante

                     O Londrina ganhou de novo, embora com certa dificuldade. O placar de 1 a 0 sobre o Rio Branco mostra como foi difícil. E os parnanguaras estiveram perto de empatar a partida, em alguns momentos. Mas o Tubarão garantiu o triunfo, com gol marcado pelo zagueiro Gilvan, em jogada com Germano (sempre ele). A vitória valeu a co-liderança do returno, e os londrinenses têm boas chances de voltar a vencer domingo, pois enfrentarão o time mais fraco do campeonato, o Nacional de Rolândia. Mas, como o jogo será no "Erich George", é bom não descuidar.
                      Valeu também pela presença da torcida. Para uma noite feia como a de ontem, o público de 5.623 torcedores pode ser considerado excelente.  A única coisa que não agradou foram as faixas criticando de forma generalizada os árbitros paranaenses. Que coisa desagradável. Estes torcedores estão loucos para arranjar uma punição para o clube. Chega de falar em arbitragens. Se o time está jogando bem e ganhando, não há porque ficar remoendo coisas que já passaram. Tem muita gente querendo aparecer na cidade, com esta história de meter o pau nos juizes. Vamos acabar com esta palhaçada.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

 
Muito bom o pensamento postado pela amiga Camila Meneses no Facebook. Ela está cheia de razão. Sair por aí brigando a toa é a maior insensatez. Uma briga tem que ser muito bem escolhida


quarta-feira, 13 de março de 2013

Seja bem vindo, Francisco !



     Meu pai, Francisco de Paula Campos, deve ter vibrado lá no céu, às 15h07m desta quarta-feira, quando a fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Cistina. Afinal, temos um Papa Francisco, um argentino de 76 anos, que não estava entre os favoritos do conclave, embora tenha estado muito cotado há oito anos atrás, por ocasião da escolha de Bento XVI.
       Estou certo de que o Divino Espírito Santo esteve presente em tudo. Justamente quando todos achavam que a Igreja Católica estivesse seriamente dividida, em pouco mais de 24 horas pelo menos dois terços dos 115 cardeais que participavam do conclave já chegaram a um nome de consenso levando o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mário Bergoglio, ao Papado. Pelo menos 77 cardeais votaram nele.Tudo foi decidido lá no céu, podem acreditar.
        Pela primeira vez, temos um Papa latino-americano, jesuíta e Francisco !

O religioso Jorge Mario Bergoglio

           A grande maioria da imprensa mundial noticiou que o cardeal Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome Francisco para homenagear São Francisco de Assis. Particularmente, acho que o pensamento dele estava voltado para São Francisco Xavier. Seu estilo evangelizador, mencionado no seu primeiro pronunciamento, deixa o religioso mais ligado a Santo Inácio de Loyola e a São Francisco Xavier. Vamos ver como ele vai explicar isto. 
          Mas o que mais merece destaque é o fato do novo papa ser um representante da Companhia de Jesus. Nunca tivemos, até aqui, um para jesuíta.

          
           Jorge Mario Bergoglio entrou para o sacerdócio em setembro de 1969. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e três anos depois foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Todos o que o conhecem costumam classificá-lo como um jesuíta austero, de tendência moderada, um homem tímido, de poucas palavras.

O argentino é torcedor do San Lorenzo

         O argentino Jorge Mario Bergoglio, nosso novo Papa,  nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, filho de um ferroviário e de uma dona de casa, italianos radicados na Argentina.  Formado em Farmácia, tornou-se sacerdote em 13 de setembro de 1969.

                A família do novo Papa. Ele é o segundo em pé, vestindo a batina de sacerdote

         Mesmo depois de ter chegado a arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mário continuou humilde. Até agora, era visto andando de bicicleta ou percorrendo os bairros da capital platina no metrô ou em ônibus urbanos de linhas comuns. Fazia questão de saber como estavam vivendo os pobres.
         Como bom argentino, sempre gostou de futebol. É torcedor do San Lorenzo, que por coincidência foi fundado por um sacerdote. E tem outra paixão: ouvir ópera.
          Como arcebispo, nunca teve um bom relacionamento com o presidente Néstor Kirchner. Mas mantém uma relação fria porém amigável com a atual presidente Cristina Kirchner. Entretanto teve um sério atrito com ela, em 2010, quando não aceitou a aprovação do Senado ao casamento gay. Mais tarde, aos poucos os dois se entenderam.

As curiosidades e as brincadeiras

        É claro que imediatamente surgiram comentários e brincadeiras no Brasil, onde a maioria das pessoas gostou da escolha do novo Papa. Mas alguns setores ligados à Igreja, não conseguiram esconder uma certa frustração,  porque acreditavam que o brasileiro D.Odilo Scherer seria o escolhido.
        Brincadeiras sobraram. Como esta: "além do Messi, agora vamos ter que reverenciar o Francisco".
        Meu filho Zé Ivan me contou que em Curitiba algumas pessoas brincavam hoje à tarde, dizendo que como o Bento XVI está vivo, "o nome certo do atual pontífice tem que ser Papa Chico Bento". São coisas do povo brasileiro.
        Como curiosidade, vale mencionar que nas casas de apostas da Europa, quem apostou no cardeal argentino se deu bem. O novo Papa estava cotado a 40 por 1. Quem apostou um euro nele, recebeu 40 euros.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Mais uma pegadinha no pé dos políticos brasileiros que, segundo o amigo Paulo Sergio, autor da postagem, ganham muito e trabalham pouco

Não compre ovos de Páscoa


          A vida inteira eu comprei ovos de chocolate para meus filhos, na Páscoa. Meu Deus, com o eu fui roubado. Mas só estou descobrindo isto agora, depois de longos anos. E graças aos  jornais e sites que estão nos mostrando o quanto essa gente tem roubado o povo.
          A UOL trouxe hoje uma postagem com dados muito interessantes. Por exemplo: um ovo de chocolate é três vezes mais caro do que uma barra do mesmo chocolate. Então, porque não dar bombons ou barras, ao invés de ovos ?
           Entre as muitas comparações, a reportagem nos mostra que um bombom Sonho de Valsa, com 20 gramas, custa R$ 0,59. Ora, se um ovo Sonho de Valsa pesa 350 gramas, ele deveria custar R$ 10,62 (preço de 18 bombons ou 360 gramas). Mas está valendo R$ 29,99 nas prateleiras dos mercados ou lojas especializadas. Não compre ovos de Páscoa !

terça-feira, 12 de março de 2013

É um bandido atrás do outro

       Os grandes jornais de televisão estão mostrando a real situação da sociedade brasileira. A cada semana temos o julgamento de um bandido, surgido dos mais variados meios sociais. Antigamente, as pessoas matavam porque era pobres, não tinham o que comer ou eram escravizadas no trabalho.
       Agora não, os assassinos estão chegando das classes altas e a maioria deles tem dinheiro sobrando. E os crimes são sempre violentos, brutais. Na semana passada, por exemplo tivemos o julgamento do ex-goleiro Bruno. Um cara que estava de bem com a vida, ganhava bem, comia todo mundo e era ídolo da maior torcida do Brasil, a do Flamengo. Pois ele deu sumiço da mãe de seu filho. Além de tudo foi burro, pois negou-se a dar R$ 50 mil que a moça pedia e se livrar dela.


        Esta semana, estamos acompanhando os julgamentos de outros dois vagabundos. O caso que mais chama a atenção é o crime cometido pelo advogado Mizael Bispo de Souza (foto), que matou a namorada Mércia, também advogada, porque ela terminou o relacionamento entre os dois. Mizael disparou três tiros e depois jogou o carro com a moça dentro,  numa represa do município de Nazaré Paulista.
        E hoje à tarde, também começou a ser julgado no Rio o  conhecido marginal Fernandinho Beira-Mar, acusado de homicídios por ele ordenados de dentro da Penitenciária Bangu 1, onde estava preso na ocasião. Ele agora está preso em Catanduvas, aqui no Paraná, e chegou ao Rio agora à tarde, de helicóptero. Na entrada do tribunal, escoltado por policiais, ele sorriu, acenou e mandou beijos.
        E podem se preparar que logo virão mais coisas grossas, como os crimes cometidos por esta médica de Curitiba, cuja especialidade era esvaziar as UTIs do hospitais, antecipando a morte de doentes em estado terminal.  Onde é que vamos parar, com tanta criminalidade ?

Saiba o que faz o Papa



      O G1 publicou hoje um gráfico mostrando as tarefas que o Papa executa. São as principais responsabilidades confiadas ao chefe da Igreja Católica.

A Foto do Dia


     Os olhos do mundo estão voltados para o Vaticano. A Praça São Pedro amanheceu com a presença de muitos fiéis, que enfrentaram a chuva e o frio e foram rezar para que a escolha do novo Papa seja a mais acertada possível, capaz de eliminar os muitos problemas que estão ameçando a Igreja Católica. Em meio aos fiéis destacava-se a figura deste mendigo, que ficou demoradamente ajoelhado. É a nossa Foto do Dia

A morte de Lau entristece o esporte

                 Recebo agora a triste notícia de que Lau, um dos maiores craques da história do futsal de Londrina, morreu e seu corpo está sendo aguardado na Acesf, para onde estarei seguindo daqui a pouco. Falei dele  aqui no blog, há uma semana, por ocasião do falecimento de Edgar Arantes, que era seu cunhado.
                 Laudenir Baggio tem uma longa história no esporte londrinense e paranaense. Primeiro no futebol, nas categorias menores do Londrina Esporte Clube, onde já brilhava intensamente. Mas foi no futsal que Lau "explodiu" de vez. Jogava demais. Garanto que quem viu Lau atuar, especialmente no timaço que o Monções tinha, jamais se esqueceu dele.
                 Mas vamos lá para a despedida deste amigo inesquecível. Voltarei ao assunto.

Fim de verão chuvoso

     Estamos vivendo a última semana do verão. E os sites especializados estão prevendo chuva diária até o fim da estação. Segundo o "Climatempo", só teremos um dia inteiro sem chuva na quinta-feira da semana que vem (21 de março), justamente o dia que abre o Outono.
 
                                    
     Mas não dá pra reclamar muito, porque temos visto o sol diariamente, nem que seja só por algumas horas. O maior sinal de final de verão e chegada de inverno está nas quaresmeiras, com suas flores roxas. A árvore tem este nome porque floresce na quaresma.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


    Linda a mensagem postada pela amiga Fernanda Mattos no Facebook. Além de bonita, a Fernandinha sempre mostra grande sensibilidade