Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Timão reencontra o seu povo


             Os verdadeiros apaixonados torcedores do Corinthians "mataram" o trabalho ou a escola, hoje cedo, e foram para as ruas de São Paulo, esperar os campeões mundiais, que desfilaram num trio elétrico e receberam o carinho daqueles que não tiveram condições de ir ao Japão, mas sofreram a distância.
           Foi a Yokohama uma minoria que teve dinheiro para tanto e alguns malucos que venderam carros, motos ou atrasaram suas contas familiares para acompanhar o Timão. Contam histórias incríveis de gente que ficou absurdamente endividada por causa desta vitória alvinegra.
          Duro vai ser pagar esta conta agora !

Os secretários do prefeito Kireeff

                Conheço de nome a maioria dos futuros secretários do prefeito Alexandre Kireeff, anunciados hoje à tarde. Mas é impossível dizer se a escolha foi boa ou ruim. Muita gente diplomada, com mestrados, doutorados  etc. Aparentemente, teremos  uma equipe muito técnica em praticamente todas as áreas. Entretanto, só na prática é que vamos conhecer as qualidades morais de cada um, que é o que mais importa para os londrinenses, depois de tudo que rolou na cidade nos últimos anos.
               O novo prefeito assumiu uma responsabilidade ainda maior, quando afirmou após o anúncio dos nomes, que a escolha foi 100% sua, e que não houve nenhuma indicação política. A partir daí, ele não terá com quem dividir a culpa, se acontecer um sempre possível fracasso. Se o governo for bom, Alexandre Kireeff se consagra. Se tivermos um novo mau governo, politicamente ele estará queimado.


              Vejo entre os escolhidos o nome do ex-jogador de futebol Elber(foto), que vai assumir a Fundação do Esporte, um cargo muito difícil, porque trabalha com pouco dinheiro e muita cobrança. Conheço o Elber como jogador. Não sei se ele terá habilidade para driblar também as dificuldades administrativas do nosso esporte. Tomara que sim.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


         Minha sobrinha Marina, lá de Pelotas, postou esta gracinha de mensagem. Ela está cheia de razão, porque dormir é mesmo muito bom. É raro encontrar algo tão bom sem precisar pagar nada por ele.

A nova paixão do asiáticos

     Na verdade, esta paixão já não é tão nova. Há vários meses os jovens da Ásia vem vibrando com o rapper e cantor sul-coreano Psy.  Desde que ele estourou nas paradas com o sucesso "Gangnam Style", sua fama vem crescendo assustadoramente, até mesmo aqui no Brasil.  Todo o mundo já conhece o Psy. É uma espécie de Michel Teló da Coréia do Sul


    E na China não é diferente. Na província de Heilongjiang, onde em janeiro será realizado o Festival de Gelo de Harbin, um boneco de neve de seis metros de altura está chamando a atenção geral. É Psy, com seus óculos escuros. Todos querem ver de perto a escultura.
    O Festival começa no dia 13 de janeiro, e uma das atrações são as esculturas de gelo, mostrando imagens de vários artistas famosos mundialmente. Pelo jeito, desta vez só vai dar Psy na parada. O cara está com tudo.
     Psy é o apelido de Park Jae-Sang, um rapper e ídolo de K-pop sul-coreano. Ele tem 34 anos e 1m70 de altura. É casado desde 2006 com uma patrícia sua, Yoo Hye-yeon.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O mundo espera pela volta de Nadal

        Sem jogar desde junho, por causa de uma lesão no joelho, o tenista espanhol Rafael Nadal tem seu retorno aguardado para os dias 27 a 29 próximos, no Mubadala World Tennis Championship, um torneio exibição que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. As notícias ainda deixam uma pontinha de dúvida sobre a volta do Rafa nesta festa da semana que vem. Tomara que ela seja confirmada.

 
        Na minha modesta opinião, Rafael Nadal divide com o suiço Roger Federer a condição de melhor tenista do mundo dos últimos dez anos. Gosto muito do seu jeito agressivo de jogar. Aos 26 anos, ele passa pelo momento mais difícil de sua carreira. Por estar sem atuar, perdeu esta semana até o título de "melhor da Espanha", agora entregue a Davi Ferrer, que cumpriu uma grande temporada.
       E será que o "Rei do Saibro" vai voltar com a mesma força ?  É a grande dúvida de todos. Nadal ganhou todos os Grand Slam existentes e foi também campeão olímpico, em 2008. Mas esta contusão no joelho complicou a vida deste espanhol, que é destro no seu dia-a-dia, mas canhoto  como jogador de tenis. Torço muito por um retorno bem sucedido.

Wilson Campos é Cidadão Londrinense

      O conhecido médico Wilson Galego Campos recebe hoje à noite, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Londrina. A sessão será às 20 horas e a proposição foi do vereador Ivo de Bassi (PTB).
      Apesar do sobrenome Campos, o dr.Wilson não é meu parente, mas apenas um prezado amigo meu. Paulista de Tupã, ele tem 66 anos e um grande serviço prestado a Londrina, inclusive na área esportiva, tendo atuado por vários anos junto ao Londrina Esporte Clube. Fica aqui o meu abraço especial pela merecida homenagem.
    

Noite importante para a política

      O novo prefeito Alexandre Kireeff recebe daqui a pouco (às 19h30m) no Teatro Marista o seu diploma. Também o vice-prefeito Guto Bellusci e os 19 vereadores eleitos no dia 7 de outubro serão diplomados hoje, numa cerimônia que deverá ser rápida e de poucos discursos. Apenas o juiz eleitoral deve falar. Mas é uma noite muito importante para a política de Londrina.


     Está chegando também o dia da posse. Será o momento de Kireeff mudar tudo na cidade, como prometeu repetidamente durante a sua campanha. Eu e a maioria dos londrinenses estamos ansiosos para conhecer de modo oficial os nomes que integrarão o secretariado do novo chefe do Executivo. Por estes nomes, a gente já começará a ter uma idéia melhor sobre as possibilidades de uma real mudança administrativa.
      Imagino que Alexandre Kireeff esteja plenamente consciente do que lhe espera na Prefeitura, bem como da sua responsabilidade, depois da expectativa geral que criou na cidade. Se as mudanças prometidas não vierem,  haverá uma frustração geral, com as consequentes críticas. Deus ajude a este homem, porque a parada que ele vai enfrentar será duríssima.

Nassif está de "dono do mundo"

       O amigo e seguidor Hamilton Nassif  é um dos grandes corinthianos que eu conheço. Posso imaginar a sua alegria. Está se sentindo o dono do mundo do futebol, como mostra a foto. Tem mais é que festejar mesmo, pois um título mundial não chega todo o dia.


        Até agora, estou gostando do jeito que a festa está acontecendo. Acho muito bom que os torcedores troquem gozações, uns com os outros. Esta é a razão maior do futebol.  É uma pena que aqui em Londrina, só exista o Tubarão. Seus torcedores não têm com quem brincar depois das vitórias. Torço para que a festa corinthiana continue sem violência.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Os corinthianos estão cheios de razão. A semana é toda deles. E o amigão Wilson Vieira também não perdeu a chance de calar a boca de são-paulinos, palmeirenses e santistas. Aí está a postragem dele. Um abraço, Wilson.

domingo, 16 de dezembro de 2012

A justa conquista do Corinthians

           O Mundial de Clubes é assim mesmo. Quem joga melhor na partida final merece o título. E foi o que aconteceu com o Corinthians, que esteve bem superior ao Chelsea, da Inglaterra, e venceu a decisão por 1 a 0, sagrando-se bicampeão mundial de clubes. Foi absolutamente justo o triunfo dos corinthianos, que ganharam com um gol do peruano Paolo Guerrero, o mesmo que já havia decidido o outro jogo, contra o Al Ahly, do Egito.


          O Timão mostrou hoje em Yokohama, tudo que não havia mostrado na partida anterior: força coletiva, disposição, coragem e alguns jogadores muito inspirados, como o goleiro Cássio, o zagueiro Chicão, o volante Paulinho e o meia Danilo, pra mim melhor jogador em campo. Na verdade, não há o que contestar sobre a superioridade diante dos ingleses, que jogaram pouco, sem qualquer eficiência ofensiva e nenhum brilho tático. O melhor jogador do Chelsea foi um brasileiro: o zagueiro Davi Luiz.
           Tite se mostrou inteligente, mais uma vez, mexendo no time na hora certa. Tirou o "Tufão" (Douglas) e colocou Jorge Henrique, aumentando o rítmo da equipe. O técnico tem  méritos totais nesta conquista.
           Tomara que os corinthianos comemorem bastante. Que façam uma linda festa, mas sem excessos, sem a violência que só prejudica a imagem  do clube. Os meus parabéns a todos os torcedores alvinegros !

sábado, 15 de dezembro de 2012

"Perolas" que o Facebook nos traz


      O Facebook também nos traz cultura. Esta postagem da querida Maria Cristina Fallavena é muito boa. Conheça a sua estrutura óssea.  Ótimo !

Por que não valorizar a verdadeira Polícia ?

          Vejo vereadores, deputados e senadores exercendo poder de polícia, investigando, interrogando e até prendendo pessoas.  De um tempo pra cá, também foi aumentada a ação dos promotores de justiça, que hoje são verdadeiros policiais, invadindo casas e escritórios atrás de provas contra supostos criminosos. Como se não fosse suficiente, surgem a cada dia mais instituições de segurança, geralmente integradas por homens grandes e fortes, muitos deles vindos do mundo das lutas e das artes marciais.  E, para completar, inúmeras cidades criaram as chamadas "guardas municipais", que também fiscalizam, investigam e prendem pessoas.
         Mas de que vale tudo isso, se cada vez tem  mais criminosos agindo contra as pessoas de bem ? Será que não temos gente demais bancando policiais ? E também é possivel e provavel que os verdadeiros policiais não estejam sendo devidamente valorizados e remunerados, não é mesmo ? Por que não valorizamos pra valer os verdadeiros policiais, civís ou militares ?
       O que eu sei é que com tanta gente metida a polícia, a lógica está se invertendo. O que estamos vendo é uma ação aberta da bandidagem, correndo atrás dos policiais e matando muitos deles. E nós, o que devemos fazer ?

Quando vão acabar com as pombas ?

       Há muito tempo venho lendo notícias dizendo que as autoridades estão estudando o abate de pombos, que sujam a cidade e contaminam ruas e praças, trazendo doenças. Já colocaram até gaviões ou outros tipos de predadores para tentar acabar com as tais "amargosinhas".  Mas até agora, não vemos qualquer resultado.
        É claro que ninguém gosta de ver animais sendo mortos. Mas quando estes animais trazem danos a saúde humana, eles têm que ser eliminados.  Moscas, mosquitos, pernilongos, baratas e escorpiões, também animais, são eliminados sistematicamente pelo homem, porque trazem danos a nossa saúde. Se as pombas estão prejudicando a vida das pessoas, elas têm que morrer. Veneno nelas.

A Foto do Dia


       A nossa Foto do Dia deste sábado está certamente em todos os grandes jornais ou sites do mundo, e nos mostra a cena triste de crianças sendo retiradas da escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut (EUA), momentos após a ação do maluco Adam Lanza, de 20 anos, que invadiu a escola e matou 26 pessoas, sendo 20 crianças.
       Até quando os Estados Unidos vão continuar "fabricando" esses monstros que seguidamente entram em escolas para matar crianças e professores ?  Desta vez, a monstruosidade ocorreu numa cidade calma, de 27.500 habitantes. Na verdade, é um suburbio da capital estadual Harttford. Nos últimos dez anos teria havido apenas um assassinato em Newtown, que fica a 128 quilômetros de Nova York.

Olha os meus sobrinhos fazendo música


      Gostaria de ter assistido a formatura musical de dois queridos sobrinhos, ocorrida anteontem em Bagé-RS. E aí estão os dois em plena apresentação, na festa realizada no Clube Comercial de Bagé. Minha sobrinha Stela, que na foto aparece cantando, licenciou-se em teoria musical e solfejo, enquanto seu filho Davi formou-se em flauta transversal e aí está acompanhando a mãe. Eles se formaram pelo Imba, conhecido instituto musical de Bagé. Os dois são músicos talentosos, o que me enche de orgulho. Stela é também jornalista e professora.
     

       Mas orgulhosos mesmo devem ter ficado meu cunhado Théo e minha irmã Norma, que aí aparecem ladeando filha e neto, os formandos. E ainda o sobrinho Bruno (irmão de Stela), que também  prestigiou a festa.  A todos eles o meu carinho.