Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sai La Niña, vem aí o El Niño

      Um boletim divulgado segunda-feira pela NOAA (Administração Nacional e Atmosférica), repartição do governo dos EUA para estudos metereológicos e climáticos, anunciou oficialmente que o ciclo do fenômeno La Niña, que provocou a estiagem em algumas áreas do Sul do Brasil, está acabado. O La Niña provoca o resfriamento das águas do Pacífico Central e responde por uma série de disturbios no clima de todo o planeta.
      Mas há o lado ruim das previsões. É que o "primo-irmão" do La Niña está chegando. Trata-se do El Niño, que provoca um efeito inverso, aquecendo as águas do Pacífico Equatorial. Ele traz outro tipo de desarranjo no clima planetário. Em suma, no segundo semestre poderemos ter chuva em excesso, com a volta das terríveis enchentes.  Mas isso só deve ocorrer no final do inverno

Chegou a Ioninha, que é de Tramandaí

          Com alegria registro a inclusão de mais um seguidor. Melhor dizendo, mais uma seguidora. Não conheço a Ioninha, mas ela me conta que mora em Tramandaí, um dos mais bonitos balneários do Rio Grande do Sul. É aposentada e me anexou a foto abaixo, com um lindo nenê no colo. Seja muito bem vinda, Ioninha !

O que fazer com nossa política ?

      Londrina inteira está preocupada com os rumos tomados pela política da Cidade. E com razão. Agora, é todo o dia políticos na cadeia. De manhã cedo já tem gente perguntando: "Quem vai em cana hoje?" Passou mesmo dos limites. E o pior é que todos sabemos que tem mais gente "habilitada" para se mudar para a Penitenciária Estadual.
      Comentando uma postagem que fiz ontem, sobre as novas prisões ocorridas, um leitor anônimo escreveu que "o ideal para Londrina seria ter um interventor, por quatro ou oito anos, até que acabe esta geração do rouba mas faz".
       Uma pena que ele não se identificou, porque o comentário foi inteligente e oportuno. Ele acha que "este interventor deveria ser escolhido pelas associações OAB, ACIL, Rural, Igreja e outras."  Diz que não é um expert no assunto mas afirma que alguma coisa tem que acontecer.
        Coloca também que "do jeito que está, se entrar um prefeito honesto, ele certamente encontrará resistência de sindicatos, servidores desonestos que nunca trabalham e só fazem política, principalmente assessores de alguns vereadores, de empresários que são favorecidos, do pessoal que não paga impostos, enfim, de um monte de gente."
          No final, pergunta o que eu acho de tudo isso ?
          Pois eu acho que aí está sintetizado o pensamento das pessoas sérias de Londrina. Confesso que tenho um certo receio quando se fala em "interventor". Acho que é porque esta palavra me lembra os tempos da ditadura. Mas que alguma coisa tem que acontecer rapidamente em Londrina não há a menor dúvida.
           É por isso que estou repassando a pergunta que me foi feita: O que é que os senhores acham de tudo isso ?  Por favor, me respondam.
      

Fora da final, Náutico promove vassourada

         Em todos os clubes é a mesma coisa. Perdeu ?  Vai pra rua. Com Santa Cruz e Sport Recife fazendo a final do Campeonato Pernambucano, a diretoria do Náutico já dispensou quase um time inteiro.  O técnico Waldemar Lemos foi embora no começo de abril, e hoje cedo, o Timbu mandou embora oito jogadores: o lateral-direito Marquinho, o lateral-esquerdo Jefferson, o zagueiro Ronaldo Conceição, os volantes Tozo e Lenon e os atacantes Doriélton, Henrique e Léo Santos.
              Ronaldo Conceição, Jefferson e Doriélton estão entre os dispensados
         E o falado "time inteiro" vai se completar nas próximas horas, porque a diretoria já anunciou que vai emprestar mais três jogadores que têm passe preso ao clube. São eles o zagueiro Diego Bispo, que deve ser cedido ao Ypiranga, do interior pernambucano; o volante Hélder e o meia Philip, pelos quais o Náutico está esperando propostas. A torcida exigiu e o Timbu vai entrar no Campeonato Brasileiro com um time novo.

Com qualquer roupa, ela é uma gracinha

      A cantora Paula Fernandes foi escolhida no mês passado, a celebridade mais mal-vestida, por um estilista de uma emissora de TV aberta. Alguns fãs de Paula ficaram revoltados. Ontem, durante a festa de 1º de Maio da Força Sindical, no Campo de Bagatelle(SP), ela rebateu as críticas, logo após deixar o palco: "O que importa é que, com as roupas que visto, eu me sinto bem quando saio de casa. Eu sou uma cantora, não sou modelo."

"Bonequinha" finalmente vai pra casa

      Carolina, o bebê que nasceu com apenas 360 gramas e medindo 27 centímetros está finalmente deixando o Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, para conhecer a sua casa. Ela nasceu no dia 16 de novembro do ano passado, com apenas cinco meses de gestação,  e era tão pequeninha que ficou conhecida no hospital como a "Bonequinha".
       O pediatra neonatologista Oswaldo Trindade, um dos que cuidaram de Carolina, disse que "é o menor bebê sobrevivente em peso do Brasil de que nós temos informação".  Carolina nasceu após sua mãe, a psicóloga Alexandra Terzi, com 24 semanas de gestação, apresentar elevação arterial, chegando a 24/13, e sofrer convulsão.  O pai, Thiago Fernandes Antunes, lembra que "um dedo da Carolina era da finura de um cotonete."
          No mundo, há registros de aproximadamente 70 casos de bebês que sobreviveram com peso abaixo ao de Carolina. Segundo os médicos, de 10 anos para cá, as chances de sobrevivência aumentaram, muito.
            A "Bonequinha" está indo pra casa hoje (foto), pesando 3,65 quilos e medindo 47 centímetros.
            Posso imaginar a alegria destes pais. Como já contei aqui no blog, meu filho caçula, Zé Ivan, nasceu com cinco meses e dez dias de gestação. Suas medidas não eram muito diferentes das de Carolina.

O ranking mais fajuto do mundo

       Uma tal de IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) ataca de vez em quando com seu ranking de clubes, invariavelmente cheio de absurdos. Hoje foi divulgado o novo ranking e como sempre, as primeiras posições são ocupadas por clubes europeus, ultimamente os espanhois. A surpresa é que desta vez a Universidad de Chile (LaU) aparece em terceiro lugar. A gente até fica imaginando que os chilenos pagaram  para sair lá em cima na lista.
        O ranking da IFFHS existe desde 1991. O Barcelona já liderou 44 vezes, o Milan 37 e o Manchester United 33. A informação é de que eles somam o número de pontos obtidos por cada clube e a cada 12 meses classificam de acordo com o total de pontos somados. Quem tem mais pontos é o primeiro do ranking e assim por diante. Um critério injusto, sem dúvida. Se o Cincão EC jogar todos os dias, sempre contra equipes fracas, logo ele estará entre o melhores do ranking mundial.
                                Para a IFFHS, o Vasco é o melhor time do Brasil
         Além da LaU, uma outra equipe sul-americana figura entre os dez primeiros: o Velez Sarsfield, da Argentina.  O melhor brasileiro está 10º lugar e não é o Santos, como se deveria imaginar. É o Vasco, que soma 235 pontos. O Santos está em 12º, com 217. O Flu é o 40º, Corinthians 44º, Inter 45º, Flamengo 68º, Botafogo 130º, Coritiba, 135º, São Paulo 193º, Palmeiras 213º, Grêmio 303º, Atlético Mineiro 328º e Atlético Paranaense 378º colocado.
        
      

terça-feira, 1 de maio de 2012

Triste 1º de Maio. Mais três na cadeia

            O saldo deste Feriado de 1º de Maio foi trágico para Londrina. Mais três políticos ou empresários ligados à política foram presos pelo Gaeco, ainda por conta da tentativa de suborno que levou outras duas figuras conhecidas da cidade para as "grades", há poucos dias.
            Desta vez foram presos: um vereador, Eloir Valença do PHS (foto); o chefe de gabinete da Prefeitura, Rogério Ortega; e o assessor do Sercomtel, Alysson de Carvalho. A prisão deles foi determinada pelo juiz Mário Azzolini, da 3ª Vara Criminal. Os três estão envolvidos na tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso (PSDB).
             Os três detidos hoje estão agora junto com o ex-secretário de governo Marco Cito e com o empresário Ludovico Bonato, na Penitenciária Estadual. Com esse friozinho, não deve estar nada agradável por lá. O vereador Valença arranjou um jeito de escapar. Ele passou mal e foi levado para o hospital  Pelo jeito, vão encher a Penitenciária, porque dizem que vai mais gente nos próximos dias. Que Deus livre Londrina de tanta coisa ruim !

Maringaenses começaram melhor

      Enquanto os londrinenses tropeçaram, as equipes de Maringá tiveram um bom início no Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. O tradicional Grêmio Maringá, que tem Play Freitas como treinador, estreou em casa e derrotou o Nacional de Rolandia, time do técnico Claudemir Sturion, por 2 a 0. Não foi uma vitória fácil, mas o Galo mereceu o resultado. Canu fez o primeiro, cobrando penalti, ainda na etapa inicial. E Rai marcou o segundo (foto), no finalzinho da partida.

      Já o Grêmio Metropolitano, comandado por Ivair Cenci,  estreou em Iraty, onde o Grecal de Campo Largo mandou sua primeira partida. Os maringaenses sairam perdendo por  1 a 0, num penalti cobrado por Jorginho. Mas o Grecal, time do técnico Ricardo Pinto, cedeu o empate no final. Cleber Lucas fez para o Grêmio Metropolitano. Final: 1 a 1.
      Portanto, vantagem clara da Cidade Canção no confronto com Londrina. Enquanto os maringaenses não perderam nenhuma das duas, os londrinenses não ganharam nenhuma das duas.

******  No jogo que completou a primeira rodada da Segundona, o Foz do Iguaçu estreou em casa e bateu o Serrano, de Prudentópolis, por 1 a 0. Boa estréia do time treinado por Pedro Caçapa, que chegou à vitória com um  gol marcado por Batata, aos 25 minutos do primeiro tempo.

******  A classificação da Segunda Divisão Paranaense depois da primeira rodada é esta: 1º - Paraná Clube, Grêmio Maringá e Foz do Iguaçu, com 3 pontos. 4º - Cascavel, Cincão, Grêmio Metropolitano e Grecal, com 1 ponto. 8º - Serrano, Nacional e Junior Team, com zero ponto.

Londrinenses estreiam mal na Segundona

          O esporte londrinense empacou mesmo, a cidade não ganha nada.  E o começo da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense só confirmou esta situação. Os dois representantes de Londrina fracassaram. O Cincão EC, que prometia uma boa campanha, mesmo jogando no Estádio do Café não conseguiu ganhar do fraquíssimo Cascavel, que só conseguiu montar um time para entrar em campo nos últimos três ou quatro dias. O jogo terminou empatado, em 2 a 2.  Já o Junior Team foi vergonhosamente goleado pelo Paraná Clube, na Vila Capanema, em Curitiba,por 6 a 1. E não foi por falta de apoio da imprensa. Os jornais publicaram amplo material sobre os jogos, e a Rádio Paiquerê esteve presente, transmitindo a estréia do Cincão no Estádio do Café.
          O Cincão teve todas as chances para derrotar o frágil Cascavel. Fez 1 a 0 logo nos primeiros minutos, através de Felipe e estava dominando o jogo quando o time visitante empatou, num penalti cobrado por Irineu. E três minutos depois, o Alvirubro recuperou o controle da partida, fazendo 2 a 1 numa cabeçada do zagueiro Marcelo.
          Mas o time dirigido por Gilberto Papagaio parou por aí. No segundo tempo, só o Cascavel jogou, acabando por obter o merecido empate, num gol de Wagner, aos 26 minutos. Final: 2 a 2.
            Apenas 72 torcedores pagaram ingresso, proporcionando uma arrecadação R$ 1 mil. O público total foi de 94 torcedores. Além de não ganhar o jogo, o Cincão ainda perdeu cerca de R$ 10 mil.
                                A festa do Paraná Clube em cima do Junior Team
            Por outro lado, apesar de vexatória, a derrota do Junior Team por 6 a 1, para o Paraná Clube, pode ser aceita sem maior surpresa. Jogando contra uma equipe que está em plena atividade, inclusive com boa campanha na Copa do Brasil, o inexperiente time londrinense não teve a menor chance na partida. Ao final do primeiro tempo já estava 3 a 0. Douglas Tanque fez 3, Luizinho 2 e Fernandinho marcaram os gols paranistas. Rafael Conca marcou para o Junior Team. A torcida paranista foi em grande número, levando-se em conta o nível do espetáculo. O público pagante foi de 5.005  torcedores.

A torcida pela recuperação de Pedro

         Já dura quase duas semanas o sofrimento da família, fãs e amigos do cantor Pedro, que sofreu um gravíssimo acidente no dia 20 de abril, numa estrada próxima a Itumbiara. As notícias de hoje, felizmente registram algumas melhoras, especialmente na parte motora e na reatividade, segundo boletim divulgado agora há pouco pelos médicos do Hospital Sírio Libanez. A nota informa também que "Pedro mostra evolução satisfatória, com estabilização das funções vitais".
O cantor Leonardo (foto), pai de Pedro, é dos que mais tem sofrido. A todo instante ele se emociona com as situações que se apresentam, como ao contar que a filha de Pedro, Maria Sofia (de apenas 11 meses) ficou em casa brincando com a camisa que tem a foto do pai estampada: "Ela abraça a camisa, canta e bate palmas. É um negócio muito emocionante" - contou Leonardo aos reporteres, que fazem plantão no hospital.

Os preparativos para a decisão baiana

             No ano passado, o título estadual da Bahia ficou no Interior. O campeão foi o Bahia de Feira de Santana. Agora, Salvador recupera a hegemonia do futebol da Boa Terra. Teremos Ba-Vi na decisão, em dois jogos, o primeiro no Barradão e o segundo no Pituaçu. E, na opinião dos cronistas locais, não há favoritismo. O que existe na verdade é muita rivalidade em jogo.  Serão, certamente jogos muito tensos.
             O Bahia está mais estabilizado. O técnico Paulo Roberto Falcão está aclimatado ao futebol da Bahia e muito motivado diante da possibilidade de ganhar o título estadual. Mas o jogo que garantiu lugar na final foi desgastante. O Tricolor só venceu com um gol de Rafael Donato no último minuto. Para recuperar o time, Falcão reduziu a carga de treinamentos. A equipe só está trabalhando num período por dia. A grande vantagem é que o Bahia não joga no meio da semana e vai chegar inteiro no Ba-Vi.
             Já o Vitória tem duas dificuldades. Além de estar sendo comandado por um técnico interino (Ricardo Silva), o Rubronegro ainda terá uma partida duríssima, amanhã à noite pela Copa do Brasil, contra o Botafogo, do Rio. Mas o Bahia tem bons jogadores, como Pedro Khen (ex-Coritiba) e o conhecidíssimo Neto Baiano.

De fracasso em fracasso

         O esporte londrinense segue acumulando fracassos. É um atrás do outro: voleibol, futebol e agora o handebol. O time masculino da Unopar/Sercomtel nem conseguiu chegar às semifinais do Pan-Americano, que será decidido hoje à tarde no Moringão. A equipe foi quase toda renovada e ainda não conseguiu entrosamento.


******       Em compensação, o time de futsal do São Paulo, que manda seus jogos em Londrina, numa parceria com o Colégio Londrinense, vai muito bem na Liga Nacional. Está em quinto lugar.  Ainda ontem, com pouca gente no Moringão, a equipe goleou o Minas, por 5 a 1, com gols de Diego (3), Magui e Lambari, descontando Dieguinho para os mineiros.
         O time já vinha de outro bom resultado. No sábado último, empatou com o Intelli/Orlândia, time do craque Falcão, por 2 a 2. Dario e o goleiro Cris Zaparolli fizeram os gols do SP, enquanto Augusto marcou os dois de Orlândia.
        
      

Assunto do dia é a gravidez de Sandy

     A gravidez da cantora Sandy, que ainda não foi oficialmente confirmada pela assessoria da artista, está sendo o assunto preferencial dos sites, blogs e demais setores da Internet. Sandy está casada desde 2008 com o músico Lucas Lima, que faz parte do grupo Família Lima. A notícia gerou também muitas brincadeiras dos internautas. Entre elas, a que pergunta: Se nascer uma menina, como vai se chamar ? A resposta: Sandy Junior.

A Foto do Dia

          
             Nem parece ser de verdade, mas o marrequinho da foto especial de hoje existe e está entre centenas de animais que ocupam o Zoológico de Sapucaia do Sul (RS), que neste Feriado de 1º de Maio comemora 50 anos de criação. Vale como uma homenagem do Blog ao Parque que abriga mais de mil exemplares de animais nativos e exóticos, entre aves, répteis, peixes e mamíferos. Eles comem mensalmente cerca de 4 toneladas de carne, 17 toneladas de ração de diversas formulações e 30 toneladas de pasto verde, além de frutas, legumes e hortaliças.
              O Zoo de Sapucaia tem uma área de visitação de aproximadamente 50 hectares, que os visitantes podem percorrer em seus automóveis, que geralmente são cercados pelo animais. Fica a 4l km de Porto Alegre, na estrada que liga São Leopoldo à Capital Gaúcha.